EXEMPLO NO PIAUÍ
Um programa de capacitação tem levado jovens a conhecer soluções que podem ser aplicadas nas comunidades onde vivem. O projeto reúne cem jovens dos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, com formação em Escolas Famílias Agrícolas ou em cursos técnicos na área da agricultura familiar. Durante um ano e meio, eles receberão orientações em aulas teóricas e práticas sobre os programas da Secretaria da Agricultura Familiar e outras técnicas, para que esses conhecimentos sejam aplicados nas comunidades onde atuam. “O nosso grande objetivo é que, ao final do curso, cada um desses jovens tenha elaborado um projeto de inclusão produtiva sustentável”, explicou Ariane Favoreto, coordenadora pedagogica do projeto.
AGRICULTURA FAMILIAR
Como parte da programação do primeiro módulo do programa, os estudantes visitaram comunidades em Teresina que trabalham com agricultura familiar. “Já iniciamos com a entrega de mudas de caju, e eles estiveram comigo em outros momentos, fazendo a entrega de sementes de milho e feijão. Essa foi uma maneira de já estarem se familiarizando com essa prática”, conta Gecivaldo Gama, que é gerente do Projeto. Lauany Veras que integra o grupo, visitou a região do bairro São Joaquim, e espera, com a vivência e os aprendizados durante o curso, ajudar a transformar a realidade da comunidade onde mora, o município de Sigefredo Pacheco: “Nossa missão é fortalecer ainda mais a permanência das pessoas na comunidade, porque a gente sabe que, hoje em dia, tá tendo a questão muito forte do êxodo rural. Hoje, a gente poder levar políticas públicas, e cada vez mais conhecimentos, para fazer com que essas pessoas possam continuar atuando na comunidade”, acredita a estudante.
FERIADÃO
O feriado de Páscoa, que neste ano será emendado com o feriado de Tiradentes, deverá atrair 2,4 milhões de turistas para os municípios paulistas, estima o Centro de Inteligência da Economia do Turismo, que é ligado à Secretaria estadual de Turismo e Viagens de São Paulo. Segundo a pasta, o número representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado.Um dos principais destinos do estado neste feriado prolongado deverá ser a cidade de Aparecida, que atrai muitos fiéis para o Santuário Nacional. Também são esperados muitos turistas para as cidades de Praia Grande e Batatais, que tem tradição na encenação da Paixão de Cristo, e para as cidades litorâneas. A expectativa do governo de São Paulo é de que os turistas movimentem cerca de R$ 3,9 milhões em recursos, proporcionando uma taxa de ocupação hoteleira em torno de 76,3%.
DIA DO ÍNDIO
No Rio de Janeiro, já começaram as celebrações pelo Dia do Índio ou dos Povos Originários. O evento reúne representantes de diversas nações indígenas. Esta é a décima quinta edição do evento Dia dos Povos Indígenas, que acontece no Parque Lage, no Rio de Janeiro. São cerca de 300 expositores de 30 etnias diferentes. Teremos muito artesanato, biojoias, colares, brincos, ervas naturais, instrumentos musicais, adereços, moda e culinária tradicional. A ideia do evento é divulgar e celebrar a diversidade cultural e a história dos povos originários, não só do Brasil, mas também da América Latina. Só aqui no Brasil, são mais de 1,7 milhão de indígenas, com cerca de 300 etnias. O evento contará também com palestras, uma minipeça de teatro, oficina de contação de histórias e danças. Viva o Índio!
FALSO ATENTADO
A Justiça de São Paulo tornou réus os homens apontados como atiradores e intermediários do falso atentado a tiros contra o então prefeito de Taboão da Serra, na Grande São Paulo. O caso aconteceu durante a campanha eleitoral do ano passado. José Aprígio, do partido Podemos, foi ferido com um tiro de raspão, dentro do carro em que estava. A princípio, o caso foi encarado como um atentado político, mas o Ministério Público aponta que o ataque foi forjado, para tentar favorecer Aprígio, que buscava a sua reeleição. O candidato foi derrotado no segundo turno. Cinco pessoas vão responder pelo crime — duas delas estão presas. A polícia paulista, ainda investiga os possíveis mandantes. A defesa de Aprígio nega envolvimento do ex-prefeito no caso.
ENERGIA GRATUITA
Cerca de 16 milhões de brasileiros podem ter energia elétrica gratuita. Pelo menos essa é uma das medidas que fazem parte da proposta do Ministério de Minas e Energia para modernizar o setor elétrico. Mas o texto ainda tem que ser aprovado no Congresso Nacional. O projeto, que quer aumentar o número de beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, pode favorecer até 60 milhões de brasileiros: 16 milhões com a gratuidade total e os outros 44 milhões com benefícios parciais. De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a medida vai proporcionar mais justiça tarifária, mais liberdade do consumidor e equilíbrio para o setor. O custo da proposta está previsto em cerca de R$ 4,5 bilhões e será dividido entre os demais consumidores. Caso a medida seja aprovada, quem consumir até 80 quilowatt-hora por mês pode ter direito ao desconto integral na conta de luz. Mas, para isso, as famílias precisam se enquadrar em uma dessas categorias: inscritos no CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa; famílias indígenas ou quilombolas, também do CadÚnico; pessoas com deficiência ou idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada ou famílias do CadÚnico atendidas em sistemas isolados, que não têm conexão com o Sistema Interligado Nacional. Caso uma família que esteja dentro das condições da Tarifa Social consuma mais do que os 80 quilowatt-hora de energia gratuitos, ela só pagará a conta do que ultrapassar esse limite.
LAVA-PÉS
O Papa Francisco visitou a principal prisão de Roma para a famosa tradição de lava-pés da Quinta-feira Santa. O pontífice, no entanto, não lavou os pés de detentos por estar no estágio final de recuperação de uma pneumonia, que o deixou mais de um mês internado. O Papa
Francisco se encontrou com cerca de 70 detentos no local. O Pontífice disse que, mesmo não podendo lavar pés, ele queria manter a tradição de passar a Quinta-feira Santa entre os mais desfavorecidos. A visita durou cerca de 30 minutos e foi considerada uma surpresa. Segundo a assessoria de imprensa do Vaticano, os detentos que encontraram o Papa eram de diversas nacionalidades e participam regularmente das atividades da igreja organizadas na prisão.
ESPIONAGEM ILEGAL
A Polícia Federal ouviu, na última quinta-feira (17), o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Luiz Fernando Corrêa, e o ex-diretor adjunto da Abin, Alessandro Moretti, sobre o uso ilegal da agência para monitorar autoridades públicas durante o governo do ex-presidente Bolsonaro. Como o caso corre em segredo de justiça, não há detalhes sobre os depoimentos. A polícia queria saber informações sobre uma suposta ação de espionagem de autoridades paraguaias na negociação do contrato de energia da usina hidrelétrica de Itaipu. Em nota, o Itamaraty negou qualquer envolvimento do atual governo com a suposta espionagem ao Paraguai. E destacou que a ação de inteligência foi tornada sem efeito pela Abin em março de 2023, quando a direção interina da agência soube do caso. Já Itaipu disse que não comenta o caso.