RECONHECIMENTO
Os Estados Unidos alertaram que países que reconhecerem o Estado da Palestina vão “criar problemas”. A afirmação foi feita pelo secretário de Estado Americano, Marco Rubio, no Equador, onde se reuniu com o presidente Daniel Noboa. “Dissemos a todos esses países, a todos mesmo, que se vocês fizerem esse reconhecimento, é tudo falso, nem é real. Se fizerem, vão criar problemas”, afirmou o secretário. A declaração foi feita dois dias depois de a Bélgica anunciar que vai reconhecer o estado da palestina durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para o fim deste mês. Movimentos semelhantes também foram anunciados por aliados americanos como Austrália, Reino Unido, Canadá e França. Atualmente, 147 dos 193 países que integram as Nações Unidas reconhecem a Palestina, incluindo o Brasil.
HISTÓRIA DA ESCOLA
Está sendo preparado uma homenagem com o título, “Mangueira, 90 anos de histórias”. Esse será o principal relato de um documentário de 52 minutos que apresenta curiosidades e reflexões em torno dos 90 anos da Estação Primeira de Mangueira, contados por personalidades que vivenciaram e foram testemunhas da história da Escola. Cartola, Dona Neuma, Dona Zica, Nelson Sargento, Hermínio Bello de Carvalho e Tantinho da Mangueira são alguns dos nomes que participam desse importante resgate histórico.
SAÚDE & Bem Estar
O documentário explora as múltiplas dimensões da qualidade de vida, desde o impacto do urbanismo até o papel crucial da saúde pública e da atividade física. Um grande número de especialistas discutem como a combinação de fatores individuais e coletivos, como saneamento básico, alimentação saudável e acesso a espaços urbanos humanizados, contribui para o bem-estar da população brasileira.
PREPARANDO DEFESA
O Treinamento do Exército Brasileiro simula cenário de guerra na Amazônia. Essa ação do exército brasileiro que foi batizada de “Operação Amazônia”, é um exercício de guerra para treinar as tropas do Exército Brasileiro na defesa da soberania nacional. O treinamento reúne as tropas de todos os estados, em um contingente de 3.600 soldados que têm a missão de contra-atacar uma possível invasão de um país inimigo ao território nacional. No contexto da operação, o país Azul (nacional) é invadido pelo país vermelho (inimigo). A tropa terrestre, então, reage para retomar o território invadido. Na simulação de guerra, o Exército emprega uma das suas armas mais poderosas: o sistema de lançadores múltiplos de foguetes, o Astros.
CONSTRUÇÃO
O curta Alma sonora registra personagens e bastidores da Escola de Lutheria de Atibaia, abordando as minúcias na construção de violas, da escolha da madeira aos detalhes de acabamento. “A construção do instrumento é matemática. Um milímetro que você desvie o trasto na colocação da escala no braço, um milímetro… Você perde nota.” Depoimento de Mele Florio, coordenadora da Escola de Lutheria de Atibaia, presente no documentário. Curta resultante dos processos gerados nas Oficinas de Documentário, Viola e Canção realizadas pelo projeto Intergerações Viola Paulista em Atibaia e Limeira entre julho e agosto de 2016.
REGISTRO DA HISTÓRIA
O documentário “Quarentena – 24h em Wuhan”, produzido pela China Global Television Network, mostra os bastidores de Wuhan, província chinesa que foi epicentro do surto da covid-19, e segue os heróis da comunidade que estão fazendo o possível para manter sob controle a pandemia do novo coronavírus. A produção entrevistou o entregador Lao Ji. Ele compartilha o trauma, a angústia e a bravura de médicos, policiais, líderes comunitários e pessoas comuns em ok coronavírus (COVID-19) infectou milhares de pessoas em toda a China. Originada em Wuhan, na província de Hubei, a doença relacionada à pneumonia já matou mais de duas mil vidas no país. Com uma população de 11 milhões e os arredores todos em quarentena, equipes de emergência, profissionais médicos e voluntários lutam para tratar e conter o vírus.
NOTÍCIA VERDADE
O documentário “Fronteira da Grandeza”, fornece um vislumbre dos desafios enfrentados pela fronteira do Brasil para conter o fluxo de atividades ilegais e contrabando, uma tarefa pouco invejável. A situação é ainda mais grave em virtude da sua localização, adjacente aos três principais países produtores de drogas do mundo e à corrupção desenfreada em nível oficial, com implicações para o futuro do próprio Brasil, visto pelos olhos daqueles que estão na linha de frente dessa luta.
CANONIZAÇÃO
O Papa Leão XIV vai presidir, neste domingo (7), em Roma, a sua primeira cerimônia de canonização de sua gestão. Eleito em maio, o sumo pontífice vai tornar santo o jovem britânico Carlo Acutis, que morreu em 2006, aos 15 anos, e ficou conhecido por pregar o evangelho pela internet desde os seus 7 anos de idade em sua pequena cidade.
O primeiro milagre atribuído ao jovem, e reconhecido pelo Vaticano, aconteceu aqui no Brasil, quando um doente terminal conseguiu um pedaço de suas vestes e passou a rezar pedindo por cura com o retalho nas mãos.
DOCUMENTARISTA
Morreu neste final de semana no Rio de Janeiro, o cineasta Sílvio Tendler, um dos maiores documentaristas do cinema brasileiro. Ele estava com 75 anos e sofria, havia 10 anos, de uma neuropatia diabética e morreu de uma infecção generalizada. Sílvio Tendler era um apaixonado pelo documentarismo. Dirigiu vários filmes com conteúdo político e social, que retrataram momentos e personagens marcantes da história brasileira. Entre os filmes mais conhecidos estão Os Anos JK, de 1980; Jango, de 1984; e Tancredo, a Travessia, de 2011. Esse conjunto forma a chamada trilogia presidencial, da obra do diretor. Outros filmes que se destacaram são Mariguella: retrato falado do guerrilheiro, de 2001; e Utopia e Barbárie, sobre a segunda metade do século XX, que levou quase de duas décadas para ser finalizado. A bela filmografia de Sílvio Tendler reúne mais de 70 filmes, entre curtas, médias e longas metragens que ajudaram a contar a história recente do Brasil e conscientizar os brasileiros.