O Brasil conhecerá, na quinta-feira (19), a sua representante oficial no Miss Universo deste ano. A nova Miss Brasil será eleita e coroada durante uma cerimônia que acontecerá no Teatro Gamaro, na zona leste de São Paulo, e contará com 27 participantes com a maior diversidade já vista na história do concurso.
Isso ocorre porque a nova gestão do Miss Universo, que agora é comandado pela tailandesa Anne Jakkaphong Jakrajutatip, ter flexibilizado as regras de permitido que mais mulheres pudessem se inscrever em todas as franquias do concurso ao redor do mundo.
Famosa por sua atuação em defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+, ela é a primeira mulher a chefiar o Miss Universo.
A partir desde ano, mulheres de todas as idades puderam se inscrever nas etapas nacionais e regionais do Miss Universo. A mudança possibilitou a participação de mulheres como Alejandra Rodríguez, que concorreu ao Miss Argentina e foi eleita Miss Buenos Aires aos 60 anos, e Melissa Teijo, que concorreu ao Miss Texas, nos Estados Unidos.
No Miss Brasil 2024, a lista das beneficiadas pelas novas regras é puxada por Lulu Oliveira, eleita Miss Mato Grosso do Sul aos 41 anos.
Além disso, o Miss Universo e suas franquias passaram a permitir a inscrição de mães, mulheres casadas e transexuais.
Com informações da CNN Brasil