01- Como os evangélicos devem tratar a Comunidade LGBT? Da mesma forma como Jesus trataria. Vejam como Jesus tratou o caso da mulher adúltera. Diz João 8.3-7: “3. E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério. 4. E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, 5 e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? 6. Isso diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra. 7. E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.”. Se fosse hoje, cremos, Jesus trataria a Comunidade LGBT, os usuários de drogas, pessoas que vivem da prostituição etc., da mesma maneira.
Evidentemente que Jesus não compactuou com a prática daquela mulher; tanto que no versículo 11 Jesus disse para ela: “… Vá e não peques mais.”.
Atualmente vivemos um cristianismo meio torto, desvirtuado, grosseiro, insensível. Nós, cristãos, não deveríamos ser grosseiros com os não cristãos, com aqueles que ainda não comungam de nossa cosmovisão cristã, de nossas ideologias bíblicas. Pelo contrário, deveríamos ser os mais preocupados com tais pessoas, amá-las, respeitá-las, lutar por elas, ampará-las. Mas, na maioria das igrejas não tem lugar para essas pessoas; só tem lugar para os “salvos”, os “sãos”, os “perfeitos”.
Pregamos tanto o amor ao próximo (Mc 12.31), mas não praticamos (1 Jo 3.18). Parece que somos péssimos cumpridores da Palavra (Tg 1.22).
Isso é muito ruim para o Cristianismo, depõe contra nós, endurece o coração das pessoas, pois ao verem essa atitude deletéria, elas não sentem desejo de servir a Deus. Sentem nojo e preferem ficar onde estão.
Precisamos repensar nosso cristianismo, nossas atitudes. Precisamos ser crentes de verdade e fazer as coisas como Jesus fazia, para que as pessoas possam ver Deus em nós e sentir vontade de servi-Lo de todo coração. Amém.
02- Unifap e o Centenário da Previdência Social no Brasil: O Curso de Direito da Universidade Federal do Amapá completou o Ciclo de Homenagens referente ao Centenário da Previdência Social brasileira, criada por meio da Lei “Eloy Chaves” (nome do deputado federal autor do projeto), como popularmente é denominado o Decreto Legislativo nº 4.682, de 23.01.1923.
A Turma do 10º Semestre, que cursa a disciplina sobre Seguridade Social, ministrada pelo Reverendo Pastor e Professor Besaliel Rodrigues, fez um trabalho de pesquisa sobre a referida data. Pela realização da atividade acadêmica, cada aluno recebeu da Unifap um Certificado alusivo ao Centenário histórico. O Coordenador do Curso, Professor Antonio Sabino da Silva Neto abrilhantou o evento e auxiliou na entrega da Comenda Universitária.
O Magnífico Reitor da Instituição, Professor Júlio César Sá de Oliveira, assinou todos os Certificados comemorativos e elogiou a iniciativa do Curso. Disse: “Esta data, o Centenário da Previdência do Brasil, possui grande significado jurídico para os Acadêmicos de Direito, para a Universidade e para o país. Mas, entendo que existe uma importância ainda maior, mais elevada, que é a social, pois, através da previdência, recursos públicos são capilarizados em toda a Nação, por meio de aposentadorias e benefícios diversos, e milhões de famílias brasileiras têm a oportunidade de terem uma qualidade de vida um pouco melhor, menos sofrida”, considerou o Reitor.
03- Igrejas estarão orando pelo povo no período do Carnaval: Mesmo em face do caráter cultural, artístico e folclórico do carnaval, não ha como negar que o feriado desta semana constitui-se no período mais difíceis do ano no país. O noticiário inevitavelmente divulgará os altíssimos índices de prostituição adulta e infantil, de consumo de álcool e drogas, homicídios, violência desenfreada e outros atos que constituirão um complexo de consequências materiais, morais e sociais.
Diante deste cenário, as igrejas cristãs – evangélicas e católicas da Capital – estão se organizando para diversas atividades neste período. Umas irão realizar retiros espirituais, outras irão para o evangelismo de rua, no corpo a corpo, levando a palavra de Deus aos foliões; outras, ainda, realizarão orações e programações especiais para seus adeptos neste período.
À luz da Bíblia, compreendemos que o carnaval possui a pura natureza de uma intensa manifestação daquilo que está escrito em I João 2.16: “Porque tudo o que há no mundo, como a concupiscência da carne, e a cobiça dos olhos, e a soberba da vida não é do pai, senão do mundo”.
No período do carnaval aumenta muito a impressão de que o Brasil de hoje, em termos de mundanismo e idolatria, é muito parecido com aqueles povos pagãos da antiguidade como os assírios, os egípcios, os filisteus, os caldeus, dentre outros.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Intolerância denuncia o quanto a pessoa ainda precisa compreender melhor o Cristianismo de Jesus.
2- Acadêmicos de Direito da Unifap recebem Comenda sobre Centenário da Previdência no Brasil.
3- Igrejas cristãs e evangélicas passarão o feriado de carnaval intercedendo pela vida dos brasileiros.
LIDERANÇAS
Livro da semana nº 08: Perdeu, Mané! – Livro documentário sobre o STF. Autor: Alexandre Siqueira. Editora: www.conteudoconservador.com.br/products, Brasil/DF, 2023.
O nome do livro faz referência à fala do ministro do STF Luiz Roberto Barroso, proferida em Nova Iorque que, depois de ser interpelado por um brasileiro sobre o resultado das eleições no Brasil, o referido ministro se virou para o seu interlocutor e disse, de forma estúpida, arrogante e prepotente: “Perdeu, Mané!”. O vídeo com o tal acontecimento correu o mundo pelas redes sociais e a fala deletéria foi criticado nos cinco continentes do planeta Terra. Para alguns especialistas no assunto, a reação do ministro foi uma das piores dele e de um magistrado supremo registrada na história recente da humanidade. O episódio demonstrou para toda a sociedade mundial a podridão de espírito do citado jurista, que já proferiu outras falas horríveis e consideradas “malignas”, inclusive contra colegas integrantes da Suprema Corte brasileira. Há quem pense que a aparente intelectualidade do tal ministro esconde um ser humano medíocre, mesquinho e perverso. Boa leitura!
ESPECIAL
Direito & Cidadania: Dica 008. Como cancelar um Pix? Enviei um Pix por engano, e agora?
Primeiramente, tenha muito cuidado na hora que for fazer um Pix, pois, caso você erre, vai ter um trabalho para resolver este problema. Então, seja bastante cuidadoso/a.
Mas, ao perceber que o Pix foi enviado para a pessoa errada, a primeira providência é entrar em contato com quem recebeu o valor. Se for um conhecido, fica mais fácil. Se for um desconhecido, vale tentar acionar a pessoa pelo e-mail ou telefone vinculados à chave Pix.
É importante lembrar que os usuários que recebem algum valor indevido tem até 90 dias para efetuar o estorno do valor pago errado. É possível fazer a devolução pelo próprio aplicativo do banco. Caso a pessoa seja informada e não efetue a devolução, estará cometendo o crime de apropriação indébita, que consta no artigo 169 do Código Penal. Assim, registre rapidamente um BO – Boletim de Ocorrência pela internet e acione o Juizado/Justiça. Fonte: https://meubolso.mercadopago.com.br/como-cancelar-um-pix
REFLEXÃO
Tema: “Aperfeiçoai-vos, consolai-vos, sede do mesmo parecer, vivei em paz” – 2ª Co 13.11-b.
No caminho da vida cristã não estou só. Há outros que seguem comigo. Ao lado de Jesus posso encontrar irmãos, pessoas, seres que são humanos e, por esta razão, relacionais. Gente que cuida do outro. Fontes de aquecimento que promovem, com a fala e os gestos, acolhida, compreensão e amadurecimento.
Num tempo marcado pelo isolamento e pela interiorização, somos convidados pelo apóstolo São Paulo ao envolvimento. Aperfeiçoar e ser aperfeiçoado pela presença do outro e de Cristo entre nós. Através das palavras, gestos e olhares dizer não à censura e mesquinhez do ego, permitindo assim o nascimento de um novo tempo.
As oportunidades do Altíssimo para que estejamos próximos são presentes. Cabe a cada um de nós as escolhas e as atitudes certas para que lado a lado possamos trilhar um novo caminho, recebendo aqueles que chegam a qualquer tempo e se tornam, novamente, companheiros de jornada. Fonte: Rev. Sérgio Andrade, Deão da Catedral Anglicana da S.S. Trindade – Recife (Internet).
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “G”: 01. Galeteria: Aos fins de semana, por exemplo, há grande demanda por este tipo de alimento e a oferta é baixa. Assim, busque apoio do Sebrae e pesquise quanto está custando uma máquina de assar frangos e ganhe dinheiro extra aos sábados e domingos vendendo galeto para a população; 02. Gelo: Por incrível que pareça, o comércio do gelo ainda é intenso. Muitos profissionais precisam deste produto e quase não encontram no comércio. Verifique se esta sugestão lhe ajuda a ganhar dinheiro extra; 3. Garagem: Existem regiões da cidade precisando de vagas extras de garagens.
Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tenha atitude e veja que as portas se abrirão em sua vida.