O cargo que registrou menor concorrência no Concurso Nacional Unificado (CNU) foi o de tecnologista com especialidade em meteorologia ou ciências atmosféricas. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (dia 25) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), já desconsiderando os participantes que não compareceram às provas no dia 18 de agosto. A relação candidato/vaga é de apenas 14,5 pessoas por cargo em disputa.
No total, 957 pessoas se inscreveram para o cargo, que tem 40 vagas disponíveis na ampla concorrência. No entanto, apenas 581 pessoas fizeram as provas.
Os candidatos que forem aprovados terão que desempenhar atividades voltadas à pesquisa e desenvolvimento tecnológico necessárias à atuação do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).
A remuneração inicial anunciada foi de R$ 6.662,68, mas o salário pode chegar a R$ 7.025,48, conforme previsto no edital do concurso.
Mais de dois milhões de inscritos
Com 2,1 milhões de inscritos, o CNU contou com uma abstenção de 54,12%, segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).Ao todo, 970.037 pessoas realizaram o certame em agosto.
Confira abaixo os dez cargos com menores concorrências após o novo cálculo desconsiderando as abstenções:
Bloco 3
- Tecnologista no Ministério da Agricultura e Pecuária (Meteorologia ou Ciências Atmosféricas) – 14,5 candidatos por vaga
- Analista de Infraestrutura no no Ministério da Gestão e Inovação (Geociências) – 66,6 candidatos por vaga
- Engenheiro Agrônomo no Incra (Engenharia Agronômica) – 106,6 candidatos por vaga
Bloco 1
- Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no Incra (Engenharia de Agrimensura e Engenharia Cartográfica) – 16,6 candidatos por vaga
- Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas no IBGE (Cartografia e Geodésia) – 79,5 candidatos por vaga
Bloco 2
- Analista em Tecnologia da Informação no Ministério da Gestão e Inovação (Tecnologia da Informação) – 101,6 candidatos por vaga
- Tecnologista em Info. Geográficas e Estatísticas no IBGE – 115,9 candidatos por vaga
Bloco 4
- Médico no Ministério da Gestão e Inovação (Medicina e psiquiatria) – 85,5 candidatos por vaga
Bloco 5
- Analista em Reforma e Desenvolvimento Agrário no Incra (Antropologia) – 72,1 candidatos por vaga
Bloco 7
- Arquivista no Ministério da Gestão e Inovação (Arquivologia) – 124,1 candidatos por vaga
O edital do concurso permitiu que os candidatos pudessem se inscrever para concorrer a mais de um cargo dentro do mesmo bloco. Nesse caso, eles poderão ficar na lista de espera para todas as opções elencadas no momento da inscrição.
Com informações de Extra