Na manhã desta quarta-feira (8), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) apresentou para à imprensa a nova Penitenciária de Segurança Máxima do Amapá. De acordo com o secretário da Sejusp, cel. Carlos Souza, a penitenciária terá capacidade para 196 apenados do Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), aplicado para presos considerados de alto risco ou integrantes de organizações criminosas.
“A retirada do preso daqui será mínima, porque até as audiências serão realizadas aqui dentro, através de videoconferência. Essas diferenças vão fazer com que esse sistema retire os presos que trazem problemas do cadeião aqui para o presídio de segurança máxima”, detalhou Souza.
Ainda segundo o secretário,a justiça quem vai determinar quais presos serão deslocados para a Penitenciária de Segurança Máxima, que será ativada de acordo com a demanda.
Estrutura
A Penitenciária de Segurança Máxima está localizada em área estratégica da capital e conta com forte monitoramento. Na única via de acesso ao local, uma câmara de raio-x detalha minuciosamente objetos que visitantes, servidores e apenados possuam, e a cadeia é composta por celas individuais, inclusive para atendimentos de saúde ou audiências com a justiça, que evitarão o deslocamento desnecessário de quem deve cumprir pena em regime diferenciado.
“Toda essa estrutura vai servir para, desde a entrada, termos o máximo controle de toda e qualquer movimentação na penitenciária. Os protocolos que serão cumpridos também possibilitam o monitoramento rigoroso por parte do nosso efetivo para que as penas diferenciadas sejam cumpridas com o máximo de controle”, esclareceu o diretor-presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen), Lucivaldo Costa.

