A Convenção de Pastores Ufiadap, ligada à Assembleia de Deus – A Pioneira, presidida pelo Reverendo Pastor Oton Miranda de Alencar, mudou de liderança no final de novembro de 2021. O Advogado e Pastor Besaliel Rodrigues, que esteve três anos a frente da instituição (2018-2021), passou o comando da referida Convenção ao Promotor de Justiça Pastor Iaci Pelaes, que governará a Entidade durante o próximo triênio (até novembro de 2024).
Pastor Iaci Pelaes, por previsão Estatutária Institucional, assumiu a presidência convencional em novembro (2021), imediatamente à eleição de sua chapa, por aclamação. Já a gestão administrativa e financeira lhe foi sendo repassada até o processo ser concluído na 5ª feira passada.
Assim, no último dia 07.04, das 16 às 17 horas, no gabinete da presidência, aconteceu mais uma reunião ordinária da Mesa Diretora, com as seguintes presenças: Pastor Rodrigo Lima Jr. (presidente convencional em exercício), Pastor Besaliel Rodrigues (2º Vice), Apóstolo Órley Alencar (3º Vice), Pastor Kleyzer Couglhan (4º Vice), Pastor Benedito Rodrigues (1º Secretário), Pastor João Ricardo (2º Secretário), Pastor Edson Lisboa (1º Tesoureiro), Pastor Eliniel Alencar (2º Tesoureiro), Pastora Ester Rodrigues (Tesoureira Adjunta). Conselho Fiscal – Titulares: Pastor Auderi Machado, Pastor José Ferreira e Suplentes: Pastora Marli Pires e Pastor Gedielson Oliveira. Mais o Contador Darlisson Santos, especialista em Contabilidade Eclesiástica, sócio integrante do Escritório Ágil Soluções Empresariais.
O Pastor Rodrigo Lima Jr conduziu os trabalhos de maneira muito abençoada, prestando e recebendo todos os esclarecimentos temáticos. Durante a reunião, o acervo documental contábil da Ufiadap, com os resumos anuais e os livros diários contendo toda a movimentação financeira da Entidade referente aos três últimos anos (2019-2021) foram repassados pelo Contador Darlisson Santos aos novos Tesoureiros Pastores Edson Lisboa e Eliniel Alencar, na presença do ex-presidente Pastor Besaliel Rodrigues, do presidente em exercício Pastor Rodrigo e demais presentes.
Na oportunidade, o ex-presidente Pastor Besaliel disse que ali estava sendo erigido o ponto final de sua gestão, que concluiu seu mandato sem deixar dívidas, mas com saldo em caixa e toda organizada formalmente. Agradeceu aos que formaram sua equipe de gestão e elogiou os trabalhos realizados pelo Contador Dr. Darlisson, requerendo que a nova Mesa Diretora emita “Voto de Louvor” ao mesmo pelos excelentes serviços contábeis prestados à Convenção. O Apóstolo Órley Alencar, vice-presidente, requereu “Voto de Louvor” ao Secretário Pastor Benedito Rodrigues. O Pastor Rodrigo Lima também propôs “Voto de Louvor” ao Casal Pastor Besaliel e Pastora Ester pela conclusão da gestão no comando da Convenção. A Mesa Diretora concordou, tudo aprovou e os requerimentos foram registrados em ata.
Por fim, o Pastor Besaliel informou que continuará à disposição da nova Mesa Diretora, juntamente com o agora ex-Contador Dr. Darlisson, para prestar todos os esclarecimentos técnicos, secundários que eventualmente sejam necessários, com relação à prestação de contas e, mais uma vez, agradeceu a todos pelo companheirismo, pela parceria e apoio concedidos à sua gestão, rogando a Deus que a todos recompense por tudo.
Outras notícias do meio evangélico:
1. Conselho de Pastores na Web TV: O recém-criado interdenominacional Conselho Estadual de Pastores, presidido provisoriamente pelo Pastor Besaliel Rodrigues, ganhou um programa de duas horas na webTV, no YouTube. A periodicidade e a sistemática do programa será comunicada a todos pelas redes sociais. Fique atento.
2. A Convenção CIMADMUBE, coordenada no Estado do Amapá pelo Reverendo Pastor João Gilberto, presidente do Ministério Eluzai, promoveu um grande Café da Manhã com Pastores, no dia 03.04.22, dom., das 9h ao meio dia. Local: AD – Ministério Fogo no Altar, localizada no Bairro Marabaixo III, Presidente Pastores Célio e Paula. O Pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores, proferiu palestra sobre “Direito Eclesiástico para pastores”.
3. Culto no Templo Central da AD – Ministério de Madureira, Presidente Pastor Gerson Mattiello, no dia 03.04.22, dom, às 19h. Lideranças e Igreja concederam total apoio e abaixo-assinado à proposta de projeto de lei coordenada pelo Conselho Estadual de Pastores para colocar o nome do Pastor Otoniel Alves de Alencar no Viaduto de Interligação da Rod. Norte-Sul com a Rod. Duca Serra, Zona Oeste da Capital Macapá.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Nova Mesa Diretora e Conselho Fiscal da Convenção Ufiadap em reunião presidida pelo Pr. Rodrigo.
2- Tesoureiros Prs. Eliniel Alencar e Edson Lisboa recebendo contabilidade final do Dr. Darlisson Santos.
3- Pr. Gerson Mattiello, Presidente Estadual da AD – Madureira apoia proposta de nome de viaduto.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Onyx Dornelles Lorenzoni. Ministro do Trabalho e Previdência do Brasil, licenciado para disputar as Eleições 2022, nasceu em 03.10.1954 em Porto Alegre/RS. É um político, médico veterinário e empresário brasileiro. Exerce o quinto mandato de deputado federal pelo Rio Grande do Sul, estando atualmente licenciado do cargo.
Lorenzoni é evangélico e do 1º escalão do governo Bolsonaro. Como deputado federal, é considerado um dos mais influentes do Congresso Nacional e um dos mais importantes da Frente Parlamentar Evangélica.
Foi ministro de Estado Extraordinário, nomeado por Michel Temer para coordenar a equipe de transição para o governo de Jair Bolsonaro no qual foi ministro-chefe da Casa Civil, ministro da Cidadania e ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Por ter uma carreira parlamentar de grande destaque nacional e internacional, está cotado a concorrer para uma vaga majoritária por seu Estado Rio Grande do Sul.
ESPECIAL
NEWS: 1. Convenção CIMADMUBE. Coordenador Estadual Pastor João Gilberto, Presidente Geral do Ministério Eluzai, recebeu Pastor Besaliel; 2. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Trata-se de vídeos semanais postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meios dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Amapá e do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe.
REFLEXÃO
Tema: O cristão e a política – Romanos 12.2.
Diz Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos…”.
Muitas pessoas, e até lideranças importantes, têm dificuldades em compreender que o cristão é, ao mesmo
tempo, cidadão como qualquer outro, é contribuinte e partícipe da democracia e da soberania de seu país.
“O que uma ‘influência cristã significativa’ sobre a política não significa? Não significa utilizar o governo para
compelir outros a serem crentes (atitude teocrata), muito menos silenciar-se quanto à fé no âmbito da política
por entender que ambas não se misturam (atitude dicotômica). Também não se trata de retirar-se do governo
como se toda a prática política fosse má (atitude separatista) […] não é simplesmente evangelizar e não fazer
política (atitude “espiritualista/espiritual”). Por último, não se trata de confiar no governo para salvar o ser humano de seus principais dilemas (atitude messianística/soteriológica – salvadora).”. Fonte: Do livro “Amando a Deus no mundo”.
FICA A DICA
Legislação para pastores: Atenção prezados líderes eclesiásticos de todo o Brasil, estamos fazendo um destaque dos principais dispositivos da vigente Constituição Federal/1988 de interesses dos religiosos.
Dica 023. Direito Constitucional Eclesiástico. Igrejas e Assistência Social. Jurisprudência. O Supremo Tribunal Federal finalizou o julgamento do Tema 336 de repercussão geral, fixando a seguinte tese: “As entidades religiosas podem se caracterizar como instituições de assistência social a fim de se beneficiarem da imunidade tributária prevista no art. 150, VI, c, da Constituição, que abrangerá não só os impostos sobre o seu patrimônio, renda e serviços, mas também os impostos sobre a importação de bens a serem utilizados na consecução de seus objetivos estatutários”.
Dica 024. Diz a CF, art. 5º, “II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei;”. Mas, neste período de pandemia, governantes e julgadores ignoraram explicitamente este oráculo constitucional.