A Força Tarefa de Segurança Pública do Amapá cumpriu na manhã desta sexta-feira (19), Operação Illusio, com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em bairros da capital amapaense e no Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN).
A ação é um desdobramento de uma Operação integrada realizada pela FTSP, que fez parte do planejamento estratégico para desarticulação e combate ao crime organizado, durante uma revista no IAPEN em 03/06/2022.
A Força Tarefa identificou um grupo em aplicativo de mensagens que tinha como finalidade a prática do crime de extorsão. Os indivíduos se passavam por policiais civis e parentes de supostas vítimas de crimes.
A prática do crime se dava da seguinte forma:
1. Um dos usuários do grupo criava um perfil falso em uma rede social, costumeiramente, o Facebook.
2. O perfil falso supostamente seria atribuído a uma adolescente ou mulher, que entrava em contato com um alvo (potencial vítima), previamente identificado, e iniciava diálogo com ele.
3. Com as conversas evoluindo e envolvendo a vítima, os criminosos, se passando pela pessoa do perfil, enviavam mensagens e fotos de cunho sexual.
4. Após isso, entravam em contato com a vítima, se passando por policiais civis, e exigiam depósitos e transferências bancárias, mediante ameaças. Foi possível identificar ainda, que o mesmo aparelho celular foi compartilhado entre vários presos do mesmo pavilhão, que usavam nomes falsos para o contato com as vítimas. Os investigados poderão responder pelos crimes de extorsão e associação criminosa. Se condenados, poderão pegar uma pena de até 13 anos de reclusão mais pagamento de multa.
Resultado operacional
Durante o cumprimento de um dos mandados de busca e apreensão, no bairro Jardim Felicidade, o investigado pulou o muro e tentou se esconder em uma outra casa vizinha. Na residência, foram encontrados entorpecentes e ele foi preso em flagrante por tráfico de drogas. O homem já tinha passagens pela polícia pelo mesmo crime.
Já no bairro Novo Buritizal, a Força-Tarefa apreendeu R$ 250 mil em espécie. No Iapen, foram apreendidos 3 celulares que serão investigados pelos agentes de segurança.
Fazem parte da Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP) a Polícia Federal, PRF, PM, PC, IAPEN e SEJUSP. A ação de hoje contou ainda com a participação do GAECO – do Ministério Público Estadual.
Com informações da PF

