Expor publicamente sobre a transformação de vida através de Cristo fez com que Grech fosse intimado por policiais.
Matthew Grech, de 33 anos, faz parte da equipe do Core Issues Trust — organização de apoio a adultos com ‘confusão de gênero’ que desejam seguir os caminhos de Cristo.
No dia 3 de fevereiro, Grech vai enfrentar um julgamento no Tribunal de Magistrados em Valletta, capital de Malta, por ter compartilhado seu testemunho como ex-gay e publicado nas redes sociais.
Ele contou sua história desde a infância e explicou como se sentia confuso em relação à sexualidade. Depois, detalhou sobre seus relacionamentos homossexuais na vida adulta e, finalmente, como se tornou cristão.
Expor sobre sua transformação de vida, porém, lhe causou um transtorno. Grech diz que ficou chocado quando a polícia o chamou do nada para interrogá-lo sobre o assunto.
Atacado pelo movimento dos direitos gays. Ser ex-gay é um termo protegido pela lei de direitos humanos e, mesmo assim, Grech foi intimado pela polícia, que mais tarde apresentou queixa criminal contra ele por supostamente anunciar “práticas de conversão”, o que é crime de acordo com a legislação maltesa.
Se condenado, Grech pode enfrentar 5 (cinco) meses de prisão e ainda ser multado em 5.000 euros (equivalente a 28 mil reais).
De acordo com o Christian Concern — organização cristã que monitora a perseguição religiosa, entende-se que os dois apresentadores do programa (no qual Grech deu seu testemunho) também estão enfrentando acusações criminais.
Acredita-se que o caso seja o primeiro em que alguém enfrenta acusações dessa natureza. Grech disse que está sendo atacado de forma agressiva por membros do Movimento dos Direitos dos Gays de Malta, que acreditam que as crenças cristãs sobre o casamento e a identidade humana, e qualquer debate sobre estilos de vida LGBT, devem ser tratados como ofensa criminal.
Homossexualidade não é identidade, nem sentimento. Grech disse que não concorda com o termo ‘terapia de conversão’ e disse que quanto mais se aprofundou em sua fé, mais compreendeu que estava vivendo um estilo de vida errado aos olhos de Deus. “Entendi que na Bíblia, a homossexualidade não é uma identidade como dizem nos dias de hoje. E também não é um sentimento, mas uma prática”, afirmou. “Isso significa que não importa quais sentimentos sexuais um homem ou uma mulher esteja experimentando, se eles tiverem relações sexuais com uma pessoa do mesmo sexo, eles cometem o ato homossexual aos olhos de Deus, e isso é pecado”, continuou. “Assim como qualquer outro pecado, a pessoa pode se arrepender dele e pedir perdão a Deus e pedir a Ele forças para vencer. Estou falando aqui de uma perspectiva cristã”, esclareceu.
Em nenhum momento durante o programa, Grech convidou qualquer ouvinte para fazer terapia ou encorajou alguém a obter ajuda para a atração indesejada pelo mesmo sexo.
O que acontece em Malta é de importância internacional. Malta se tornou o primeiro país da União Europeia a proibir o que os lobbies LGBT descrevem como “terapia de conversão” em 2016. Sendo assim, o que acontece por lá é de importância internacional.
Um efeito cascata se seguiu com outras nações, como o Reino Unido e a Austrália, usando a legislação maltesa original como um modelo para proibições semelhantes.
O lobby LGBT, no entanto, tem lutado para definir o que é o termo “terapia de conversão”, mas nenhuma evidência foi fornecida para justificar as proibições, em vez disso, a campanha agressiva visa criminalizar as crenças cristãs sobre a sexualidade humana e silenciar qualquer oposição.
Desde que enfrentou a acusação, Grech alertou que “algo semelhante, em breve, acontecerá no Reino Unido e em outros países do mundo”. Ativistas argumentam que será um precursor do impacto que a proibição da “terapia de conversão” do governo do Reino Unido, anunciada nesta semana, terá sobre a liberdade de religião, expressão e pensamento.
Direito à liberdade de expressão. De acordo com os advogados de defesa, o direito de expressão de Grech está sendo violado e deveria ser garantido pela Constituição do país. “Ele tem todo o direito de compartilhar e expressar livremente sua história e opiniões sobre assuntos sobre atração sexual. Ele não deveria ser acusado criminalmente, julgado e publicamente envergonhado por ter feito isso”.
Em relação à alegação feita pela polícia de que ele havia falado sobre “práticas de conversão”, os advogados dizem que, em nenhum momento de sua entrevista, Grech induziu os telespectadores e ouvintes a um terapeuta ou entidade de aconselhamento. “Compartilhar seu próprio testemunho não foi apenas uma expressão de seus próprios pensamentos e pontos de vista sobre o assunto, mas também uma manifestação de suas crenças cristãs, que ele respeitosamente compartilhou com todos”, resumiram os advogados. Fonte: www.pointrhema.com.br.
DESTAQUES DA SEMANA
1- Matthew Grech, o corajoso jovem maltês que enfrenta lobbies corporativos em defesa de sua fé.
2- A amapaense Ana Raquel, de 14 Anos, é a mais jovem aluna de Teologia da EETAD do Brasil.
3- Comissão de Ética da Unifap, presidida pelo Dr. Besaliel Rodrigues, retoma atividades esta semana.
LIDERANÇAS
4 – Sem legenda
Livro da semana nº 05: Liderança: Aprendendo com o maior líder de todos os tempos: Jesus Cristo. Autor: Levir Perêa Merlo e Manoel Neto. Editora: Os Semeadores, Brasília/DF, 2019, 120p. Adquira online pelo Site: www.ossemeadores.com.br.
Numa época plural de relativizações tão extremadas tal qual a que vivemos, conceitos e ideias, tais como “liderança”, tem sido extremamente desgastados com toda sua carga significativa, tanto em termos teóricos como práticos. Noutras palavras, a significância conceitual do termo em si tem sido seriamente adulterada. Óbvio que o resultado não poderia ser outro a não ser a “crise”!
É visível a crise de liderança na pós-modernidade em todos os níveis, ambienciais e vivenciais, na humanidade e, inclusive, no contexto eclesial. Com isso, é fato que a igreja brasileira tem colhido amargos frutos por causa do desvio bíblico quanto à finalidade do exercício da liderança ministerial.
Esta Obra literária, então, já nasce como um clássico na esfera da temática que aborda. Boa leitura!
ESPECIAL
5 – Sem legenda.
Direito & Cidadania: Dica 005. Direitos dos doadores de sangue no Estado do Amapá. Quem se tornar doador de sangue no Estado do Amapá passará a ter vários benefícios, a saber: Isenção nas inscrições em concursos públicos, passe livre nos ônibus, folga no trabalho, atendimento preferencial nas filas etc.
Veja as principais normas que asseguram tais direitos: 01. Constituição Estadual do Amapá, Art. 223, V: Dispõe sobre doador de sangue; 02. Lei do Amapá nº 1.418/2009: “Dispõe sobre isenção de pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos ao candidato doador de sangue na forma como especifica”; 03. Lei do Amapá nº 1.217/2008:
“Regulamenta o art. 354 da Constituição Estadual e dá outras providências”; 04. Lei do Amapá nº 824/2004: “Dispõe sobre a gratuidade dos serviços de transporte coletivo rodoviário intermunicipal de passageiros prevista no art. 223 da Constituição do Estado e dá outras providências”; 05. Lei do Amapá nº 393/1997: “Declara o dia 25 de Novembro, Dia do Doador de Sangue, como Feriado Estadual para os doadores de sangue voluntários e permanentes e dá outras providências”. Divulgue em suas redes sociais.
REFLEXÃO
Tema: Coração de Pedra – Ez 36.26: “Dar-vos-ei coração novo e porei dentro de vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne”.
Todos nós já ouvimos falar em pedra nos rins ou em pedra na vesícula. Claro que sim! Mas, eu tenho certeza que muitos poucos têm conhecimento da existência de pedra no coração. É isso mesmo, pedra no coração. É assim que o profeta Ezequiel diagnosticou a enfermidade do povo de Deus em seus dias. Eles estavam sofrendo dessa terrível doença: pedra no coração, ou antes, um coração de pedra.
Cinco são os principais sintomas deste problema, a saber: I- Insensibilidade diante das maravilhas de Deus – Salmo 53.1; II- Insensibilidade diante da maravilha do amor de Deus – João 3.16 e Romanos 5.8; III- Insensibilidade diante da gravidade do pecado – 2 Cr 36.16; IV- Insensibilidade diante da maravilha da Palavra de Deus – Êx 17.3; V- Insensibilidade diante da urgência da Salvação – 1 Pe 4.7. Fonte: Rev. José Kleber da Igreja Presbiteriana do Brasil.
FICA A DICA
NEWS: Empreendedorismo. Atenção irmãos desempregados, ou precisando de estratégias para angariar recursos financeiros extra, de forma autônoma, por meio de atitudes empreendedoristas. Vejam aqui sugestões de como ganhar dinheiro. Estamos divulgando uma lista de ideias em ordem alfabética.
Dicas com a letra “D”: 01. Descartáveis: O mercado de venda de embalagens comuns e para presentes é muito escasso. Há necessidade de pessoas que se dediquem a vender este material utilizado toda hora e em todo canto;02. Digitação: A área estudantil e universitária precisa demais; 03. Diarista: Para quem se divulga não falta trabalho e dinheiro; 04. Detetive Particular: Ver Lei nº 13.432/2017; 05. Dedetização: Macapá é estremamente carente deste serviço, principalmente na modalidade domiciliar.
Para que as pessoas saibam e comprem/contrate você, divulgue em seus grupos do Zap, Telegram, no Facebook, Instagram etc. Tome posse destas sugestões, tenha atitude e veja que depois de você agir, outras portas se abrirão em sua vida.