Nesta segunda-feira, 13, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que os dados de posse do Ministério da Saúde que foram sequestrados por hackers serão recuperados até amanhã, 14. O Ministério já havia comunicado no sábado, 11, que não identificou perda de dados, mas que as informações continuam bloqueadas: “Acredito que até terça-feira, pelo menos essa é a expectativa nossa”, disse o ministro. “Nós já sabemos que não houve perda de dados e estamos trabalhando para cada dia esse sistema ser mais seguro”, completou.
Na última sexta-feira, 10, o Governo Federal decidiu adiar em uma semana entrada em vigor de novas regras sanitárias para viajantes ingressarem no país. O anúncio foi feito pelo secretário executivo do Ministério da Saúde (MS), Rodrigo Cruz.
Relembre
Na última quinta-feira, 9, os sites do Ministério da Saúde e do Conect Sus sofreram um ataque cibernético e ficaram fora do ar. Nas páginas, os invasores escreveram que o portal sofreu um “ransomware” e que “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.
Ransomware é um tipo de malware (vírus) que sequestra o conteúdo do computador da vítima e cobra um valor em dinheiro pelo resgate, geralmente usando a moeda virtual bitcoin, o que dificultar rastrear o criminoso. Além disso, este tipo de “vírus sequestrador” age codificando os dados do sistema operacional, não permitindo que o usuário tenha mais acesso.

