Após meses de clima seco, os amapaenses foram surpreendidos por fortes chuvas, que iniciaram na noite de domingo, 26, e seguiram pela madrugada de segunda-feira, 27. No município de Tartarugalzinho, chegou a ocorrer chuva de granizo, em uma região conhecida como Mutum, enquanto na capital, a Defesa Civil registrou a queda de 40 árvores, devido aos ventos com velocidades superiores a 50 km/h.
O Núcleo de Meteorologia do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa), através do meteorologista Jefferson Vilhena, informou que o fenômeno considerado raro no Norte ocorreu devido às linhas de estabilidade que se formam.
“As nuvens nela são muito altas e devido as fortes rajadas de vento dentro delas, acabam levantando bastante as gotículas de água que ao alcançarem temperaturas muito baixas, podem causar os granizos, vistos em vídeo. É comum ocorrer quando tem chuvas muito fortes como foi o caso deste domingo”, explica o meteorologista.
Ainda segundo o Iepa, as ocorrências registraram uma média de 2 a 40 mm de chuvas, quando o volume esperado era de 35 mm para os dois dias. As precipitações se concentraram na região metropolitana e nos municípios de Porto Grande e Ferreira Gomes.
No domingo, foram registrados 10 a 15 mm de chuvas, como previsto. As chuvas mais intensas ocorreram na madrugada de segunda-feira, com registros de 20 a 25 mm, totalizando o acumulado de até 40 mm em todo estado. Em Macapá, foram em média 25 mm concentrados no Centro e na Zona Sul. Em Santana, foram cerca de 20 mm.
Previsão para os próximos dias
Para o restante desta segunda-feira, o dia deverá permanecer com céu apresentando muitas nuvens e com pancadas de chuva isoladas em todo o estado, chegando ao acumulado de 4 e 17 mm.
Nos próximos dois dias, podem ocorrer chuvas com intensidade leve e fraca por todo estado, variando de 1 a 10 mm. Ventos podem chegar a 30km/h com rajadas que ultrapassam os 40km/h, demandando cuidados para a população, principalmente com a proximidade a árvores, que são diretamente afetadas pela corrente de ar. As temperaturas deverão oscilar entre mínimas de 26°C e máximas de 35°C.

