Um diamante negro gigante, vindo de outro mundo, foi vendido por uma casa de leilões a um preço milionário. A pedra, mais que preciosa, chamada de “Enigma” pela empresa Sotheby’s, possui 555,55 quilates (equivalentes a 111 gramas) e foi arrematada por R$ 22,5 milhões (US$ 4,3 milhões).
Tudo sobre a origem da pedra é bem misterioso. Assim como outros diamantes negros, o Enigma pode ter sido formado na colisão de meteoritos com a Terra, há bilhões de anos.
De acordo com especialistas em pedras preciosas, acredita-se que os diamantes carbonados foram formados em outro mundo, ou seja, fora da Terra, ou mesmo pelo vapor químico causado entre a colisão de meteoritos com a Terra ou talvez vindo nos próprios meteoritos.
O Enigma já foi reconhecido pelo Guinness World Records como o maior diamante lapidado do mundo a ser leiloado.
Diferentes da maioria dos diamantes, os diamantes negros, conhecidos como carbonados, são encontrados em rochas localizadas mais próximas da superfície da Terra. Geralmente, essas pedras preciosas são encontradas apenas no Brasil e na República Centro-Africana.
Os diamantes negros possuem pequenas quantidades de hidrogênio e nitrogênio, tornando a origem deles um mistério complicado para cientistas, tendo como possibilidade de sua formação dentro de estrelas ou de impactos de meteoritos, duas das possibilidades que são mais aceitas.