A delegação amapaense de futebol fez sua grande estreia no Mundial Escolar 2024 neste domingo, 19, na cidade de Dalian, na China. A Seleção Brasileira Masculina Sub-18 de Futebol Escolar, composta por jogadores de quatro municípios do Amapá, enfrentou a equipe da Uganda.
O resultado foi decidido perto do fim de jogo, com dois gols para o time ugandense. Os amapaenses participam de mais três jogos, entre os dias 20 e 22 de maio, contra adversários da Alemanha, México e Turquemenistão.
O goleiro Emanuel dos Santos, de 17 anos, é aluno da Escola Estadual Duque de Caxias, no município de Oiapoque, e foi quem brilhou por mais de 1 hora e 20 minutos de jogo, com defesas que despertaram aplausos do público por conta de seu potencial.
“Para mim, vestir a camisa da Seleção Brasileira Escolar, além de ser um sonho realizado, representa toda a trajetória do nosso grupo até a nossa chegada na China. Vim do Oiapoque, e isso mostra o quanto o nosso município tem potencial no desporto escolar e o quantos os meus amigos e familiares estão orgulhosos desse momento”, relatou o atleta-aluno.
O campeonato internacional de alto nível ocorre de 17 a 27 de maio. As seletivas foram realizadas pela Sedel e atenderam os critérios exigidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Ao todo, participam atletas-alunos dos municípios de Laranjal do Jari, Oiapoque, Macapá, Santana e Pedra Branca do Amapari.