Nessa terça-feira, 1, o Delegado-Geral da Polícia Civil do Estado do Amapá, Antônio Uberlândio de Azevedo Gomes, foi reconduzido ao cargo de Presidente da Região Norte junto ao Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil – CONCPC e, consequentemente, figura como um dos cinco Vice-Presidentes Nacionais do Conselho.
Criado em 1998, o CONCPC é composto pelos Chefes de Polícia, Delegados-Gerais e Diretores-Gerais das Polícias Civis de todos os Estados do Brasil e do Distrito Federal.
O Conselho se reúne periodicamente para tratar de temas atinentes à atuação das polícias civis, visando ao intercâmbio de práticas e experiências para qualificar a investigação criminal. Além dos Conselheiros, participam como convidados das reuniões Ministros de Estado, Ministros de Tribunais Superiores, Governadores, Secretários de Estado, Deputados Federais e Estaduais, dentre outras autoridades, sempre discutindo formas de combater a criminalidade.
Até a presente data, durante o exercício de sua função como Delegado-Geral, Antônio Uberlândio já presidiu o CONCPC durante 08 meses no ano de 2019, foi eleito Presidente da Região Norte no biênio 2019/2021 e reeleito na data de hoje (01/06/2021) para o biênio 2021/2023.
Além disso, foi escolhido um dos cinco Delegados-Gerais do Brasil para representar as Polícias Judiciárias no Programa Nacional de Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal – PRONAFOR junto à Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP.
“A proatividade e completo engajamento da Polícia Civil do Estado do Amapá em diversas operações de âmbito estadual e nacional, prestando sempre um serviço de excelência à sociedade, certamente foram levados em consideração na recondução para a presidência da Região Norte. Continuaremos buscando contribuir para o aprimoramento dos serviços de Polícia Judiciária e fortalecimento da nossa instituição, apresentando as demandas mais relevantes às autoridades do cenário nacional”, destacou o Delegado-Geral Uberlândio.

