Um recém-nascido está internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da maternidade do Hospital da Mulher Mãe Luzia (HMML), em Macapá, após complicações devido a demora na realização do parto, que ocorreu nesta terça-feira (14).
A família relatou que exames atestaram que fluído de mecônio (as primeiras fezes de recém-nascidos) , chegaram ao pulmão do bebê.
Josiane Sampaio Silva é tia da criança e estava como acompanhante no hospital, ela detalhou que a mãe deu entrada na maternidade por volta das 20h de segunda-feira (13) já com 6 cm de dilatação e foi induzido o parto normal.
Ainda segundo Josiane, por volta das 3h da manhã constava no prontuário que havia o fluído de mecônio, mas nada foi feito.
“Apenas quando houve a troca de plantão, de manhã, tentaram mais uma vez forçar o parto normal. Ela já estava com 9 ou 10 centímetros de dilatação e o bebê ingeriu fezes, teve parada cardíaca e fizeram cerca de 15 minutos de reanimação. Agora ele está sedado e fizeram um dreno porque foi fluído [fezes] pro pulmão dele”, lamentou a tia do recém-nascido.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) do Amapá informou que está apurando o caso.
Este é o segundo caso de negligência na maternidade. No início deste mês a bebê Caroliny Almeida Ribeiro de apenas 1 mês de vida teve o braço queimado durante a técnica de aquecimento na maternidade.

