1. Origem mundial do Dia da Bíblia: É costume legislativo mundial criar leis definindo dias de celebração cultural, para lembrar personalidades, assuntos considerados importantes etc. De acordo com informações correntes da internet, o Dia da Bíblia surgiu em 1549, na Grã-Bretanha, quando o Bispo Cranmer, incluiu no livro de orações do Rei Eduardo VI um dia especial para que a população intercedesse em favor da leitura do Livro Sagrado. A data escolhida foi o segundo domingo do Advento, celebrado nos quatro domingos que antecedem o Natal. Foi assim que o segundo domingo de dezembro tornou-se o Dia da Bíblia e passou a ser comemorado na maioria dos países do Planeta.
2. Origem da data no Brasil: O Dia da Bíblia passou a ser celebrado em território brasileiro em 1850, com a chegada aqui, vindos da Europa e dos Estados Unidos, os primeiros missionários evangélicos que aqui vieram semear a Palavra de Deus. Durante o período do Império, a liberdade religiosa aos cultos protestantes era muito restrita, o que impedia que se manifestassem publicamente. Por volta de 1880, esta situação foi se modificando e o movimento evangélico, juntamente com o Dia da Bíblia, se popularizou, fato que também coincidiu com a implantação do Estado Laico brasileiro.
3. Fundação da Sociedade Bíblica do Brasil: Pouco a pouco, as diversas denominações evangélicas institucionalizaram a tradição do Dia da Bíblia, que ganhou ainda mais força com a fundação da Sociedade Bíblica do Brasil, em junho de 1948. Em dezembro deste mesmo ano, houve uma das primeiras manifestações públicas do Dia da Bíblia, em São Paulo, no Monumento do Ipiranga. Diga-se que a Sociedade Bíblica está presente em quase todos os países do Mundo.
4. A Lei brasileira da Bíblia: Em 19.12.2001, portanto há 21 anos, na época da presidência de Fernando Henrique Cardoso, foi promulgada a Lei nº 10.335, que institui o Dia da Bíblia, quando o Brasil reconheceu nacionalmente aquele dia criado pelos ingleses no século XVI. Diz o art. 1º da citada lei: “Fica instituído o Dia da Bíblia, a ser celebrado no segundo domingo do mês de dezembro de cada ano, em todo o território nacional.”. Fonte: g1.globo.com
5. O Dia da Bíblia no Estado do Amapá: O Dia da Bíblia amapaense tem sido comemorado mais pelos religiosos. As autoridades amapaenses de modo geral não têm honrado a Bíblia, mesmo que a Constituição Estadual do Amapá diga, em no artigo 51 do ADCT – Ato das Disposições Constitucionais Provisórias, o seguinte: “Art. 51. Fica estabelecido que a Bíblia Sagrada será colocada em todas as repartições públicas, inclusive nos estabelecimentos escolares, no vestíbulo do prédio, para uso de quem assim o desejar.”. Este dispositivo constitucional é pouquíssimo respeitado.
6. O Dia da Bíblia em Macapá: Na esfera de Macapá, a situação é parecida. Mas, na atual gestão do Prefeito Antônio Furlan, a realidade tem mudado excelentemente para melhor, pois, o citado governante da Capital apresenta postura meritória. Recentemente, ao saber que Macapá era uma das poucas capitais de Estado do Brasil a não ter uma Praça da Bíblia, agilmente providenciou a assinatura da Ordem de Serviço da mesma. Assim, no último dia 28 de setembro de 2022, o Prefeito Furlan promoveu um dos principais dias históricos para os evangélicos e católicos do Estado do Amapá. Neste dia nasceu a Praça da Bíblia de Macapá.
7. Relevância para a historiografia cristã amapaense: A relevância histórica tornou-se destaque pois, por questões relacionadas à reforma protestante e à contrarreforma, bíblias foram queimadas em praça pública, em Macapá, quando da chegada dos protestantes em 1916. Então, depois de um século, Macapá ganhou a Praça da Bíblia, ato de profundo simbolismo e de resgate histórico. A Praça da Bíblia macapaense, assim, nasceu em uma Cerimônia Oficial de assinatura da Ordem de Serviço no local da referida construção, situada na Rua Hildemar Maia, entre as Avenidas Pedro Baião e Ataide Teive, Bairro do Buritizal.
8. Estatísticas referentes à Bíblia: A Bíblia é o livro mais antigo do mundo, foi escrito durante um período de um milênio e meio, em duas línguas originais principais (hebraico e grego), por mais de quarenta autores, desde reis a pescadores, em três continentes diferentes. Possui dois testamentos – Antigo e Novo, 1189 capítulos e mais de 31 mil versículos, mais de oitocentas mil palavras e mais de quatro milhões de letras etc.
DESTAQUES DA SEMANA
1- A Bíblia Sagrada é o principal livro religioso do Planeta Terra.
2- Projeto da Praça da Bíblia de Macapá, Capital do Estado do Amapá. Será a mais linda do Brasil.
3- Prefeito Furlan entra para a historiografia do protestantismo amapaense com este ato meritório.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Michelle de Paula Firmo Reinaldo Bolsonaro. Atual 1ª Dama do Brasil, esposa do Presidente Jair Messias Bolsonaro, com o qual tem uma filha de doze anos chamada Laura. Michelle Bolsonaro nasceu no Distrito Federal (Ceilândia), em 22 de março de 1982 e é filha do Casal Vicente de Paula e Maria das Graças.
Destaca-se por sua dedicação a causas humanitárias de relevo, como a dos deficientes físicos e em geral, das mulheres, causas cristãs etc. Fala o idioma Libras e muito valorizou este profissional de Libras. Seu mandato foi repleto de êxitos, o que a transformou em uma das 1ªs Damas mais amadas da história do país. Este fato gerou afrontas de parte da imprensa tradicional e virtual, conforme faz ver a internet.
Entretanto, a Câmara dos Deputados, em reconhecimento ao seu trabalho social e vida ilibada, concedeu-lhe a Medalha Mérito Legislativo, na última 4ª feira, 7.12. A medalha, criada em 1983, busca condecorar autoridades, personalidades, entidades, campanhas, programas ou movimentos de cunho social que tenham prestado serviços relevantes ao Brasil.
ESPECIAL
NEWS: 1. Maria Vitória (de rosa) celebra seus 15 Anos de idade: A jovem macapaense Maria Vitória, filha do Casal Neia Gomes da Costa e Elisandro Farias da Silva, completou seus Quinze Anos de idade no último final de semana. A festa foi concorridíssima. Destaque para a presença das primas Maria Clara, Mirielly Costa e Ana Raquel. Familiares e amigos marcaram o evento e se regozijaram com a indíssima Vitória. Parabéns! 2. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Vídeos postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meio dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 3. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 4. Nosso E-mail: cf.besaliel|@gmail.com.
REFLEXÃO
Tema: A importância da Bíblia – Salmo 119.105.
Hoje é o Dia Internacional da Bíblia, a Palavra de Deus e o principal livro do Mundo.
Mas, algumas pessoas, mesmo cristãs, ignoram a importância deste livro para a vida humana. Acreditam até que se trata apenas de um livro religioso utilizado tão somente por pessoas fanáticas etc.
Entretanto, vale ressaltar que a Bíblia é mais que um livro (essencialmente) religioso. O mesmo também é literário, histórico, científico, terapêutico, manual ético e um verdadeiro guia para a vida cotidiana humana.
A Bíblia diz, por exemplo, no Salmo 119.105: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho). Em apertada síntese hermenêutica, a expressão “pés” significa o nosso tempo presente; o termo “caminho” significa o nosso futuro e “lâmpada” significa direção. Vejam, a palavra (Bíblia) está cheia de conselhos, orientações e dicas que nos auxiliam a bem viver o presente e planejar o futuro. Mas, muitas pessoas são preconceituosas, míopes, bairristas, tolas e acreditam que por ser “livro de crente” (!), tais ensinamentos não devem ser levados a sério. E assim caminha a humanidade.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Dica 058. Direitos fundamentais e a Bíblia: CF, art. 5º, inciso “XXX – – é garantido o direito de herança;”. Direito de herança I: Existem inúmeras referências bíblicas sobre herança. Citaremos, por todas, a referência bíblica sobre as filhas de Zelofeade, pois, elas conseguiram, há milênios, confrontar a realidade da época em que viviam e mudar os paradigmas de então, buscando maior isonomia de direitos entre homens e mulheres. Acompanhe aqui, por três domingos, esta história bíblico-constitucional.
Diz o Livro de Números 27.1-11: “Um dia as filhas de Zelofeade, da tribo de Manassés, vieram até à entrada do tabernáculo apresentar uma petição a Moisés, a Eleazar o sacerdote, a outros líderes de tribo e mais pessoas que ali estavam. Zelofeade, o pai destas mulheres da meia¬ tribo de Manassés, um dos filhos de José, pertencia ao agregado dos herefitas, descendentes de Gileade o qual era filho de Maquir e neto de Manassés. “Nosso pai morreu no deserto”, disseram elas. “Mas não foi daqueles que se juntaram na revolta de Coré contra o Senhor; morreu antes no seu próprio pecado…”. Continua na próxima oportunidad