A Polícia Civil por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), prendeu dois funcionários de uma empresa privada, que estavam descartando, de forma irregular, resíduos sólidos num terreno localizado no bairro Beirol, na zona sul de Macapá. O caso aconteceu na última segunda-feira (5).
De acordo com o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA, a investigação iniciou após registro de boletim de ocorrência realizado por populares que residem próximo ao local denunciado, onde funciona uma empresa que recolhe entulhos em contêiners.
“Após a denúncia, fomos ao local e verificamos que os resíduos estavam sendo despejados e armazenados de maneira irregular, haja vista que a licença da empresa investigada permitia apenas a coleta de resíduos não perigosos, não abarcando portanto, o armazenamento e o transbordo dos resíduos que estavam sendo descartados no local. Além disso, foi constatado ainda, que, no local, estavam sendo descartados e depositados resíduos considerados perigosos, como embalagens de óleos lubrificantes e latas de tintas. Os dois indivíduos que descarregavam irregularmente o material no local foram presos em flagrante, porém foram postos em liberdade após o pagamento de fiança. As investigações continuarão em relação ao proprietário da empresa, que operava no local sem as licenças autorizativas para tal atividade”, explicou o delegado.
Peritos da Polícia Científica do Amapá também estiveram no local.
O delegado informou ainda, que as denúncias de crimes ambientais podem ser realizadas através:
• Do registro de boletim de ocorrência na Delegacia Virtual, que pode ser acessada pelo endereço eletrônico seguinte: http://www.policiacivil.ap.gov.br/;
• Do registro de boletim de ocorrência em qualquer Delegacia de Polícia;
• Do disque-denúncia da DEMA: (96) 98148-7378.