A Polícia Civil do Estado do Amapá, por meio da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (DEMA), nesta semana durante a Operação “Guardiões do Bioma”, prendeu, em flagrante, dois homens por desmatarem e processarem madeira em terras de domínio público, sem autorização do órgão competente.
Segundo o delegado Wellington Ferraz, titular da DEMA e coordenador da Operação, a área identificada foi nas imediações do KM-08 da BR-156, no município de Oiapoque, no extremo norte do Estado.
“As equipes diligenciavam no sentido de constatar áreas desmatadas, identificadas em relatórios de alertas de desmatamento, quando se depararam com um local com diversas árvores cortadas e beneficiadas, algumas com sinais de recenticidade. Enquanto a equipe percorria pela área, os policiais ouviram ruídos de motosserra que soava de dentro da área de mata. Os agentes guiados pelo ruído da motosserra, visualizaram dois indivíduos, que, ao perceberem a presença da polícia, tentaram fugir correndo pela floresta. Os dois indivíduos foram flagrados na area cortando e transportando a madeira processada e foram presos em flagrante”, explicou o delegado.
Os homens presos foram apresentados na audiência de custódia. A madeira e a motosserra foram apreendidas e apresentadas no CIOSP de Oiapoque.