A Alameda Serrano, tradicional ponto da história comercial de Macapá, foi revitalizada e ganhou uma praça destinada ao lazer, cultura e diversão dos munícipes. O novo espaço foi entregue nesta quinta-feira (27) pelo prefeito de Macapá, Dr. Furlan. Em homenagem a Francisco Serrano, que dá nome ao espaço, um busto foi fixado no local.
“Precisamos valorizar nossa história e as pessoas que ajudaram a construir e desenvolver Macapá”, afirmou Dr. Furlan.
O busto de 60 centímetros foi construído com ferro e cimento. Para realizar a obra, o artista plástico J. Márcio utilizou uma fotografia do arquivo pessoal da família que, de acordo com o artista, foi crucial para que o monumento ficasse similar ao homenageado.
Bivar Serrano, de 59 anos, comenta o orgulho de estar presente em tamanha homenagem para o avô, Francisco Serrano.
“Este momento é único não só para a família Serrano, mas também para Macapá. A alameda ficou belíssima, uma estrutura completamente diferente do que já vimos na cidade. A valorização do espaço contempla não somente uma homenagem ao meu avô, mas também reafirma o compromisso em transformar a cidade em um local melhorar para os moradores”, declarou o neto de Francisco Serrano.
A Alamenda Isaac Alcolumbre, que corta a Serrano, também recebeu reformas. Ambas contaram com a troca total dos ladrilhos que compunham o passeio.
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) realizou os serviços e, para isso, contou com orçamento de R$ 535 mil de emenda parlamentar do deputado federal Vinícius Gurgel, mais contrapartida do Tesouro Municipal.
“Gerar emprego, renda, espaço de lazer e bem-estar para as pessoas é um grande compromisso da parceria firmada com a gestão”, disse Vinícius Gurgel.
O projeto paisagístico do espaço de convivência foi elaborado para beneficiar pedestres e transformar o local numa praça de circulação segura. A área total possui 1.250 metros quadrados e a revitalização contempla paisagismo com plantas ornamentais. O projeto traz o conceito de parklets, que são “mini praças” onde costumavam ficar as vagas de estacionamento nas vias. No local foi construído um coreto, para acomodar apresentações artísticas.
Agora a Alameda Serrano possui piso e cobertura em pergolado de madeira. No entorno foram construídas calçadas com acessibilidade, canteiros e bancos foram distribuídos ao longo do espaço.

