Para localizá-la, posicione seus dedos logo em frente das orelhas, abra e feche a boca e você sentirá as articulações temporomandibulares, uma de cada lado do rosto, se movimentarem sob seus dedos.
Disfunção da ATM é uma patologia da articulação ou dos músculos responsáveis pela mastigação.
OS SINTOMAS MAIS COMUNS DAS DTMS SÃO:
Dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas; Dores de ouvido; Zumbidos no ouvido; Dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros; Dores durante a mastigação; Tonturas; Vertigens; Barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca; Desgaste dental excessivo; Sensação de travar a mandíbula.
FATORES QUE PODEM DESENCADEAR OU CONTRIBUIR PARA DTMs:
A mordida inadequada (encaixe dos dentes superiores e inferiores); A falta de dentes; Próteses mal adaptadas ou “gastas” (toda prótese deve ser avaliada anualmente para controlar o seu desgaste); Aperto ou ranger de dentes durante o dia ou durante a noite (bruxismo); Traumas no local da articulação ou na face (boladas, quedas, etc.); Traumas na região do queixo; Artrites e artroses; Estresse emocional; Cirurgias de siso.
O DIAGNÓSTICO é realizado por exames de imagem como Ressonância Magnética, tomografia computadorizada, radiografias e um exame clínico detalhado.
O TRATAMENTO pode ser clínico o e/ou cirúrgico dependendo do estágio e tipo de patologia da ATM.
Toda abordagem terapêutica respeita a sequência de tratamentos menos invasivos para procedimentos mais invasivos, mesmo que cirúrgicos.
Convidada
Roberta da Matta
Cirurgiã Bucomaxilofacial
CRO 835-AP