É um tempo de reflexão, conversão e de uma forte espiritualidade cheia de esperança. A Igreja nos convida a nos prepararmos para acolher o Menino Deus. “O tempo vai passando sutilmente, de repente. A gente lembra que o Natal já vai chegar. É preciso parar, é preciso lembrar, que Cristo veio para nos salvar.”
Um dos símbolos litúrgicos é a coroa do Advento. Quatro velas com cores diferentes compõem a simbologia verde, branca, vermelha e rosa ou roxa.
A vela verde simboliza a esperança; a vela branca simboliza a paz; a vela vermelha simboliza o amor e a vela rosa a alegria. Em muitas paróquias a vela rosa é substituída pela vela roxa que significa conversão.
Em tempos tão difíceis urge alimentar no nosso interior os valores do amor, esperança, alegria e paz. Para que possamos cultivar tais valores é necessário a busca da conversão pessoal e social. O mundo caminha numa trilha muito perigosa. O ódio, a intolerância, o medo e as incertezas desestabilizam a vida e causam danos irreversíveis a humanidade. Necessitamos passar do ódio para a paz e sem esperança permaneceremos no mesmo lugar.
Há esperança! Sim, podemos afirmar que há esperança. Somos seres de esperança. O novo não é uma busca incessante do nada. Somos capazes de construir o alvorecer de um novo tempo. As frustrações humanas não podem frear a certeza do futuro. Creio que Deus não nos criaria para vivermos num mundo de loucos, alienados e sem sentido.
No terceiro domingo do Advento o Profeta Sofonias nos lembrava: Naquele dia, se dirá a Jerusalém: “Não temas, Sião, não te deixes levar pelo desânimo! O Senhor, teu Deus, está no meio de ti, o valente guerreiro que te salva; ele exultará de alegria por ti, movido por amor; exultará por ti, entre louvores, como nos dias de festa”.
O novo em Jesus já é uma realidade. Cabe a cada ser humano lutar para transformar a vida num eterno natal. Natal é todo dia. Todo dia é dia de defender a vida. De amar, de perdoar, de reconhecer a presença amorosa de Deus que se revela em todos os que amam e em todos os que sofrem. Deus é amor!
Advento é tempo novo. Tempo de banir da face da terra todas as formas de ódio que causam guerra, fome, desemprego, doença, preconceito e a segregação que divide as pessoas. È tempo de recomeçar os passos rumo a vida nova.