Aconteceu neste último sábado, 30 de Outubro de 2021, mais uma edição da EBO – Escola Bíblica de Obreiros, evento ministerial promovido pela Convenção Pastoral denominada UFIADAP – União Fraternal das Igrejas Assembleias de Deus no Estado do Amapá.
Este encontro é realizado oficialmente no 1º trimestre do ano, mas devido à pandemia da COVID-19, foi transferido para este mês e realizado na modalidade mista: presencial, no Templo Central da Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira do Amapá e virtualmente, transmitido pelas redes sociais.
O tema geral deste ano foi: “Os desafios dos Obreiros na pós-modernidade”, o qual foi subdividido nos seguintes subtemas: a) Violência doméstica; b) Cuidados com as redes sociais; c) Ética pastoral/ministerial; e d) Sabatina evangélica no Senado.
Ministrou sobre “violência doméstica” o Pastor Iaci Pelaes, 1º Vice-Presidente da Convenção UFIADAP e da Igreja AD – A Pioneira. Por ser também Promotor de Justiça da esfera criminal, o Pastor Pelaes enfatizou sete tópicos sobre este fenômeno social: i. Legislação; ii. Modalidades de violência; iii. Tipos de reprimendas; iv. A influência da cultura e o tema na Bíblia Sagrada; v. A vitimologia feminina e masculina; vi. Órgãos de controle; e vii. Canais para denúncias.
O Pastor Kleyzer Bruce, 2º Vice-Presidente da Convenção UFIADAP, teólogo e especialista da área das Ciências Exatas, ficou responsável pelo tema “Cuidados com as redes sociais”. Comentou sobre: i. Tipos de redes sociais; ii. Legislação pertinente; iii. O que diz a Bíblia sobre o assunto: pontos positivos e negativos; iv. Cuidados que devemos ter; e v. Postura pastoral.
O Pastor Falbert Sena, ministro do Evangelho, mestre e doutor em Direito e em História, discorreu sobre “Ética pastoral/ministerial”. Destacou: i. O que é ética?; ii. O que é ética pastoral/ministerial especificamente? e iii. Comentou o texto da Resolução nº 001/2017 da Convenção UFIADAP, que trata especialmente deste assunto, com base na qual fez 17 (dezessete) destaques práticos.
A Pastora e Advogada Ester Farias, presidente da União Feminina – UFEMIADAP, abordou o assunto do momento em todo o país, a saber, “Sabatina evangélica no Senado”, embargada pelo amapaense Senador Davi Alcolumbre, que está em fim de mandato e é o atual presidente da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado. A Nobre Pastora destacou: i. A necessidade de a Igreja orar mais para que Deus quebrante o coração do Senador que está atrapalhando esta demanda do segmento cristão brasileiro; ii. O incremento das articulações em prol da efetivação do candidato evangélico à vaga aberta no STF – Supremo Tribunal Federal; e iii. A urgência de a Igreja se unir em todo o Estado para eleger um senador evangélico e, assim, se libertar daqueles que não se empenham pelas pretensões da denominação protestante no Congresso Nacional e demais poderes constituídos.
Este ano a EBO foi gratuita Apenas ficou estabelecido uma taxa de custeio da impressão do certificado daqueles que assim solicitarem na secretaria da Igreja com a Obreira Cris Lima.
A realização da Escola de Obreiros marcou também o início das inscrições para a 12ª AGO – Assembleia Geral Ordinária da citada Convenção, que acontecerá de 18 a 21 de Novembro deste ano de 2021.
A programação prevista para a referida AGO é a seguinte:
Dia 18.11.21, 5ª f., às 19h, Culto de Abertura. Preletor: Pastor Daniel Deusdete – Brasília/DF.
Dia 19.11.21, 6ª f., pela manhã, das 7 às 8h: Coffee break; das 8 às 9h: Devocional – Preletoras da União Feminina – UFEMIADAP; das 9h ao meio dia: Despedida da Diretoria Atual, Eleição da nova Mesa Diretora e homenagem ao “Jubileu dos Dez Anos” da Academia de Letras – ALEA.
À tarde, das 14 às 15h: Devocional. Preletor: Pastor Daniel Deusdete – Brasília/DF; das 15 às 18h: Sessão Convencional (privada), com instalação da Estatuínte Convencional, Apresentação dos Candidatos a Missionários e recebimento de Obreiros.
Às 19h: Culto público de consagração de Missionários e recebimento de Obreiros. Preletor: Pastor Dreiser Alencar.
Dia 20.11.21, sábado, pela manhã, das 7 às 8h: Foto Oficial dos Convencionais e Coffee break; das 8 às 9h: Devocional. Preletoras da União Feminina – UFEMIADAP; das 9h ao Meio dia: Sessão Convencional (privada), com prestações de contas, apresentação dos novos candidatos a Evangelista e Pastor e outras temáticas da Convenção; de meio dia às 13h: Despedidas e agradecimentos.
À tarde, das 14 às 18h: Período livre e de preparação para a programação da noite.
Às 19h: Culto público de consagração de Evangelistas e ordenação de Pastores. Preletor: Pastor Falbert Sena.
Dia 21.11.21, domingo, pela manhã, encerramento com Santa Ceia Convencional. Palavra Especial: Pastor Oton Alencar.
DESTAQUES DA SEMANA
1- A Escola Bíblica de Obreiros – EBO 2021 da Convenção UFIADAP é realizada com sucesso!
2- Pastores Besaliel Rodrigues e Ester Farias da Silva coordenaram a EBO 2021 com êxito.
3- Evento pastoral EBO 2021 abordou o tema: “Os desafios dos obreiros na pós-modernidade”.
LIDERANÇAS
Sugestão de leitura: Sobre a temática “Violência doméstica e contra a mulher”, sugerimos a leitura do art. 5º da Constituição Federa e das seguintes leis: a) Lei Maria da Penha (11.340/2006): Cria mecanismos para coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher e estabelece medidas de assistência e proteção; b) Lei Carolina Dieckmann (12.737/2012): Tornou crime a invasão de aparelhos eletrônicos para obtenção de dados particulares; c) Lei do Minuto Seguinte (12.845/2013): Oferece garantias a vítimas de violência sexual, como atendimento imediato pelo SUS, amparo médico, psicológico e social, exames preventivos e informações sobre seus direitos; d) Lei Joana Maranhão (12.650/2015): Alterou os prazos quanto à prescrição de crimes de abusos sexuais de crianças e adolescentes. A prescrição passou a valer após a vítima completar 18 anos, e o prazo para denúncia aumentou para 20 anos; e) Lei do Feminicídio (13.104/2015): Prevê o feminicídio como circunstância qualificadora do crime de homicídio, ou seja, quando crime for praticado contra a mulher por razões da condição de sexo feminino.
ESPECIAL
NEWS: 1. Presidente da República participa de evento nacional da Assembleia de Deus brasileira. O conclave aconteceu em Manaus/AM, nos dias 27 e 28 deste mês de outubro. O Presidente Jair Bolsonaro esteve na abertura, dia 27, quando falou para milhares de lideranças de todo o país reunidas no Centro de Convenções denominado “Canaã”. Todos os anos a Convenção da Assembleia de Deus no Brasil – CADB, fundada por Gunnar Vingren e Daniel Berg, realiza este encontro denominado AGC – Assembleia Geral Convencional. Além de promover o congraçamento das principais lideranças assembleanas do país, são deliberadas e definidas as principais diretrizes da denominação. O Presidente Nacional da Assembleia de Deus brasileira, Pastor Samuel Câmara, fez aniversário no dia 30 de Outubro. Este ano foi celebrado em Manaus, Estado do Amazonas, pois lá estão acontecendo os principais eventos do semestre da referida agremiação religiosa. O Pastor Oton Alencar, presidente da AD amapaense e Vice-presidente nacional da citada Convenção enviou os parabéns ao colega aniversariante.
ESTUDOS BIBLICOS
Tema: O que diz a Bíblia sobre o ter cuidado com as redes sociais? Vejamos: a) Mateus 26.41 – “Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca.”; b) 1 Pedro 5.8-9 – “Estejam alertas e vigiem. O Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar…”; c) Salmos 140.5 – “Homens arrogantes prepararam armadilhas contra mim, perversos estenderam as suas redes; no meu caminho armaram ciladas contra mim”; d) 2 Pedro 2.19 – “Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina”.
Redes sociais. Pontos positivos: i. Evangelizar, reunir, ensaiar; ii. Comunicar-se com todo mundo; iii. Economiza tempo e encurta distâncias; iv. Estudar para concursos e processos seletivos; v. Pesquisar preços e fazer compras; vi. Resolver todo tipo de problemas etc. Pontos negativos: i. Afasta de Deus, da Bíblia, da Igreja física/social/comunhão; ii. Fragiliza relações interpessoais e familiares; iii. Vícios e perda de tempo (distrações); iv. Aplicar/cair em golpes diversos; v. Espalhar fofocas/fake news etc.
FIQUE LIGADO
Código de Ética pastoral. O Código de Ética de nossa Convenção foi aprovado por meio da Res. 001/2017 – UFIADAP. Neste Código foram delineados os principais parâmetros da conduta humana de nossos/as Convencionais.
Com base neste Código, vejamos alguns pontos importantes da Ética Convencional que nos diz respeito: 1-Evite falar demais; 2-Evite brincadeiras de mau gosto; 3-Evite contar piadas, mormente as imorais; 4-Seja pontual. Planeje-se e evite pressas; 5-Comporte-se como autoridade eclesiástica; 6-Evite criticar colegas, convenções etc.; 7-Seja leal, não critique a nossa convenção; 8-Não fique reclamando das taxas, dos preços; 9-Respeite todos das equipes de apoio; 10-Evite elogiar o/a cônjuge e filhos dos outros; 11-Na hora de se alimentar, seja discreto; 12-Monitore sua vestimenta e higiene; 13-Não seja inconveniente: com cel., selfie etc.; 14-Evite querer ser o centro das atenções; 15-Evite demonstrar saber de tudo; 16-Respeite a decisão da maioria; 17- Na dúvida, consulte um colega ou a Mesa.