Meus senhores e minhas senhoras.
Quis a vida traçada pelo destino, quiseram meus companheiros contemporâneos, que fosse eu desafiado a cumprir tão honrosa meta, no combate ao feminicídio e no combate à pedofilia.
O destino não bateu na porta, entrou sem se anunciar e a vida está a me oportunizar a esculpir um novo objetivo que se constituirá, a partir de hoje, em lançar desafios para estimular e fomentar o ideal de servir, desenvolver a luta contra os criminosos abutres e fomentar a melhoria da comunidade, e da conduta exemplar de cada um de nós, quer na vida pública, quer na vida familiar.
Os tempos são difíceis e a missão que ora me proponho a realizar em favor das mulheres e das criancinhas é árdua, porém altruísta, difícil, todavia, gratificante e que nos remete a um longínquo passado, que se resume no pensamento do grande JACQUES ISORNI/ que diz: “Se tudo mudasse de repente/ provaríamos a invencível nostalgia de um passado que/ malgrado as fraquezas/ os anacronismos/ as decepções sofridas/ foi rico de alegrias/ as mais profundas”
Realmente meus seguidores das redes sociais, o meu passado é saudosista, pois as lembranças da infância além de gratificantes, são tão belas e puras que, malgrado as fraquezas, foram ricas em alegrias e purezas, como a beleza da minha região, gostosa como o cheiro do cupuaçu, o canto do bem-te-vi, do sabor do açaí, do prazer do tacacá, das airosas lembranças do meu trapiche,/ da minha lagoa dos índios, da bucólica praia da fazendinha, do curiaú, do manganês que foi embora, do canto do jurutí, do irapurú, aí que saudade que dá…
Foi ternária e digna de ser vivida, sob as ondas do rio Amazonas nas noites de luares esplendorosos, em que o rio se pintava de prata, inspirando os poetas e os amores.
Naqueles tempos não havia a miséria, o desemprego em massa, a saúde precária que encontramos com facilidade nas pessoas que habitam as periferias.
E o presente? O que Deus nos reservou?
UMA MISSÃO
No presente teremos por obrigação de por em prática os nossos propósitos com as autoridades constituídas, na busca de soluções para os problemas que afligem os menos assistidos, buscando erradicar a perversidade, a tortura contra as mulheres e crianças, as chantagens, a violência contra as mulheres e a exclusão social dos vulneráveis.
A partir de hoje, deveremos lutar veementemente pela dignidade da mulheres e seus filhinhos, poderemos muito bem, dar uma grande parcela de contribuição para melhorarmos da proteção as mulheres e as crianças, da mesma maneira com a qual nos tornamos vitoriosos na em nossas vidas cercadas de combates.
Foi com esta inspiração patriótica que declamou JOAQUIM OSÓRIO: “SE O PENHOR DESSA IGUALDADE/ CONSEGUIMOS CONQUISTAR COM O BRAÇO FORTE, EM TEU SEIO, Ó LIBERDADE, DESAFIA O NOSSO PEITO A PRÓPRIA MORTE, …
BRASIL, UM SONHO INTENSO, UM RAIO VÍVIDO DE AMOR E DE ESPERANÇA À TERRA DESCE… GIGANTE PELA PRÓPRIA NATUREZA, ÉS BELO ÉS FORTE IMPÁVIDO COLOSSO E TEU FUTURO ESPELHA ESSA GRANDEZA. TERRA ADORADA,….
E é por isso que precisamos confiar nos novos sonhos para torná-los realidade, pois é justamente na possibilidade de realizar este sonho que tornamos a vida mais valiosa e mais interessante. As mulheres e as crianças desamparadas merecem nossas proteções.
GANDHI já ensinava que: ” você deve ser a mudança que você deseja no mundo”.
Concordo com ele, creio que na vida tudo tende a dar certo/ e se ainda não deu certo é porque a vida não chegou ao fim.
Meus seguidores,
Todo o esforço é válido quando se luta por um ideal, quando se tem certeza do fim a ser alcançado.
Para ser grande, sê inteiro:
Nada teu exagera ou excluí. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és no mínimo que fazes. Assim, em cada lago a lua toda brilha, porque alta vive.
Meus seguidores, o poeta português Fernando Pessoa sempre dizia
“AS VEZES OUÇO PASSAR O VENTO. E SÓ DE OUVIR O VENTO PASSAR, VALE A PENA TER NASCIDO.”
Prezados, não podemos ficar alheios ao que ocorre ao nosso redor, todavia necessário se faz sermos otimistas, mesmo na angústia e na incerteza dos dias em que vivemos, pois se a espécie humana foi capaz de criar a ciência e a arte, porque não há de ser capaz de criar um mundo de justiça, fraternidade, de paz em favor das mulheres de das crianças?
Precisamos ser guerreiros, guerreiros destemidos, guerreiros estimados, fazendo do sacrifício e do suor que perfura as pedras do solo, nossa honra e nossa glória.
Esta é a mensagem que quis transmitir no dia de hoje, para todos vocês e seus familiares, relembrando-os de que não mais comporta no planeta as imagens das crianças mudas telepáticas, violentadas e abusadas, das mulheres – rotas alteradas, espancadas, e vitimadas por feminicídas cruéis e covardes, das feridas como rosas cálidas, da rosa anti-rosa atômica, sem cor e sem perfume, sem rosa, sem nada, eis que aqui na selva a dor não é atômica, mas provém do descaso, da omissão, da indiferença, da discriminação e da falência oficial.
Na luta que hoje lanço meu grito de esperança, busco aurora no meu amado GONÇALVES DIAS que, no poema I-JUCA-PIRAMA já ensinava a dignidade humana quando dizia:
“Que temes, ó guerreiro? Além dos Andes revive o forte, que soube ufano contrastar os medos da fria morte. Em larga roda de novéis guerreiros ledo caminha o festival timbira, a quem do sacrifício cabe as honras.
Eis-me aqui, diz o índio prisioneiro; pois que fraco, e sem tribo, e sem família, as nossas matas devassaste ousado, morrerás morte vil da mão de um forte.
Meu canto de morte, guerreiros, ouvi: sou filho das selvas, nas selvas cresci; guerreiros, descendo da tribo tupi. Da tribo pujante, que agora anda errante por fado inconstante, guerreiros, nasci: sou bravo, sou forte, sou filho do Norte; meu canto de morte, guerreiros, ouvi.
E mais adiante ele completa:
NÃO CORRO DO PRANTO QUE CHORO; SE A VIDA DEPLORO, TAMBÉM SEI MORRER.
ASSIM, O TIMBIRA, COBERTO DE GLÓRIA, GUARDAVA A MEMÓRIA, DO MOÇO GUERREIRO, DO VELHO TUPI. E, À NOITE, NAS TABAS, SE ALGUÉM DUVIDAVA DO QUE ELE CONTAVA, TORNAVA PRUDENTE: MENINOS, EU VI.
VEM VAMOS EMBORA, QUE ESPERAR NÃO É SABER, QUEM SABE FAZ A HORA NÃO ESPERA ACONTECER.
A PARTIR DE HOJE ESTOU À DISPOSIÇÃO DE TODAS AS FAMÍLIAS VÍTIMAS DE HOMENS FEMINICIDAS E PEDÓFILOS IMUNDOS, PARA LUTAR POR SUAS CONDENAÇÕES EM PENA MÁXIMA.
Cícero Bordalo JR.
ADVOGADO