Papel, garrafa pet, plástico e pneu são materiais que normalmente iriam para o lixo, mas com a habilidade e criatividade do servidor público da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Adenildo Lima, viram brinquedos e objetos do dia a dia como bandejas, lixeiras, porta-retratos e vasos.
No Dia do Agente de Defesa Ambiental, comemorado neste domingo (6), o artesão mostra como qualquer pessoa pode ajudar o meio ambiente com ações de preservação da natureza e desenvolvimento sustentável.
O projeto de reciclagem que Adenildo Lima coordena atende, principalmente, alunos de escolas públicas e pessoas que querem aprender uma nova profissão. De acordo com o servidor, tudo é transformado.
“Nós fazemos oficinas e cursos sobre como utilizar papel, garrafa pet e, principalmente, como transformar esses materiais em objetos que podem ser reutilizados. Após a produção eles podem ser vendidos e com isso gerar renda às famílias”, explica.

A Semam segue um planejamento de ações do projeto de reciclagem e a maior parte da demanda é do público externo. A partir disso, a equipe de Educação Ambiental realiza um estudo a fim de levantar as necessidades da comunidade para identificar o melhor meio de ajudar.
“Cada lugar tem a sua peculiaridade. A nossa equipe faz uma visita prévia para identificar as necessidades da comunidade que solicitou a nossa ação. Na oficina ministrada no Conjunto Habitacional Mucajá, por exemplo, vimos que as lixeiras eram uma necessidade dos moradores, então nosso trabalho foi criar as lixeiras com a utilização de pneus”, completa Adenildo.
Todo o dinheiro recebido é revertido na compra de materiais que não são recolhidos como tinta, cola e tesoura. O coordenador diz que a peça mais procurada para venda, e também durante os cursos, é a bandeia feita a partir de papel. Ele destaca que a arte de reutilizar materiais que iriam para o lixo gera um resultado positivo para o meio ambiente a curto e longo prazo.
“Em todo mundo o lixo é tido como um problema e um dos principais agentes na geração de doenças e problemas ambientais como enchentes. Mas nós da Educação Ambiental zelamos pelo cuidado com a natureza. Nosso objetivo é levar essas informações para mais pessoas porque se cada um fizer a sua parte, juntos teremos um planeta melhor”, finaliza.