As consultas podem ser feitas em duas unidades sem encaminhamento médico, no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), na zona sul, e no Centro Especializado em Reabilitação (CER), na zona norte de Macapá.
Saiba como e onde marcar a consulta:
O espaço atende por livre demanda, sem a necessidade de encaminhamento médico. A consulta pode ser agendada de forma presencial no Capsi que fica no Complexo da Criança, na Rua Redenção, nº 432, no bairro Jardim Marco Zero, zona sul.
Os interessados também podem entrar em contato pelo número (96) 99970-5100 e informar os dados como certidão de nascimento ou documento de identidade do menor, comprovante de residência e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Centro Especializado em Reabilitação (CER) atende pacientes a partir dos 18 anos e também não exige encamimento médico. As consultas são agendadas de forma presencial.
O centro fica na Rua das Pupunhas, nº 650, bairro Infraero, na zona norte de Macapá. É preciso levar identidade, comprovante de residência e cartão do SUS. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas por meio do número (96) 98802-8388.
Gatilhos
Um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS) durante a pandemia apontou que as mulheres foram mais afetadas do que os homens, e os mais jovens, de 20 a 24 anos, foram mais impactados que os idosos. Um dos motivos para o aumento nos casos foi o estresse causado pelo isolamento social na pandemia. Além disso, a solidão e o medo da infecção, do sofrimento e da morte, o luto e preocupações financeiras também foram citados como fatores que levaram à ansiedade e à depressão.

