Com a confusão que envolveu os locais de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que neste ano chegou a colocar candidato para fazer exame a mais de 30 quilômetros de sua casa, o que é proibido pelo edital, os participantes devem ficar muito ligados na Página do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo processo seletivo. Isso apesar de o próprio Inep já ter informado que o local de prova seria o mesmo.
O R7 teve acesso a relatos de alunos que tiveram o endereço de suas escolas mudado na semana anterior ao primeiro domingo de prova. Um deles teve que pegar uma van até o novo local. Outra estudante perdeu a prova, pois seu nome não estava na lista da nova escola.
Questionado, o Inep afirmou que o Cebraspe, instituição responsável pela aplicação do exame, poderia alterar os locais de prova “por questões estruturais identificadas nas salas das escolas e de instituições de ensino mobilizadas”.
Informou ainda que, nesses casos, os participantes seriam alertados sobre a mudança por meio de ligações ou mensagens de email, WhatsApp e SMS.
Vale lembrar que o edital do Enem prevê a reaplicação das provas para participantes que tenham algum problema logístico. Ela poderá ser solicitada pelos inscritos entre os dias 13 e 17 de novembro, na Página do Participante.
Os horários são os mesmos do primeiro domingo, com exceção do fim da prova, que será meia hora mais cedo. Confira o seu Cartão de Confirmação de Inscrição, imprima a página e chegue com uma hora de antecedência no mínimo. Todo o cuidado é pouco.
Com informações do R7