É um quadro de dor na parte inferior das costas, sendo a segunda causa de atendimento no consultório clinico, atrás apenas da cefaléia e a principal causa de consulta ao ortopedista.
2. Quais as causas de dor lombar?
Apresenta várias causas, dentre as principais: Levantamento impróprio de peso, má postura, falta de atividade física, hérnia de disco, desgaste da estrutura óssea pela idade e artrite.
3. Quais os exames que são solicitados para realizar o diagnóstico?
Vários são os exames solicitados, a depender da causa, com destaque para a radiografia e a ressonância magnética.
4. Quando utilizar o tratamento clínico ou cirúrgico?
O tratamento clínico é utilizado para as causas passiveis de recuperação como mialgias, má postura, dores agudas e artrite. Já o tratamento cirúrgico é indicado para causas mais graves como hérnias de disco e fraturas.
5. Como se baseia o tratamento clínico?
O tratamento clínico se baseia no uso de medicamentos e fisioterapia, sendo utilizado no caso de dores agudas e rigidez, mialgias e má postura.
6. Qual as cirurgias mais frequentes?
As cirurgias mais frequentes correspondem aos bloqueios e infiltrações, discectomia aberta e endoscópica e as artrodeses.
7. O que fazer para prevenir a dor lombar?
A prevenção de baseia na prática moderada e regular de atividade física, controle do peso corporal e da postura, e correção ao levantar peso no trabalho.
Convidado
João Câncio da Costa Rocha
Graduado em medicina pela UEPA
Pós graduação em Ortopedia e Traumatologia pelo HUSF-SP
Especialização em cirurgia da Coluna Vertebral pela Santa Casa de Misericórdia de Santos-SP