Normalmente somos capazes de controlar nossa bexiga – urinamos quando queremos, no momento e local adequados – mas não nascemos assim. Nos bebês o sistema nervoso não está totalmente preparado e amadurecido para proporcionar este controle consciente. Este processo ocorre ao longo do tempo, nos primeiros anos de vida, de tal forma que aos quatro anos de idade 85% das crianças conseguem controlar a bexiga durante o dia. O controle noturno costuma ocorrer por volta dos seis anos.
O que é enurese?
Enurese é a eliminação involuntária de urina, numa idade onde este controle já deveria existir. A enurese noturna, urinar durante o sono, é um problema psicológico e social bastante traumático para a criança, que pode mobilizar emocionalmente todo o núcleo familiar.
Ela pode ser primária, quando a criança nunca conseguiu evitar a perda de urina, ou secundária, quando ela volta a molhar a cama após um período de pelo menos 6 meses se fazer xixi involuntariamente durante o sono. Em torno de 15% das crianças, por volta dos sete anos de idade, podem ainda apresentar episódios de perda noturna. Aos 10 anos, este número cai para 5%.
A enurese noturna em geral apresenta três aspectos importantes:
– É um sintoma que pode ser provocado por várias disfunções diferentes;
– É por vezes motivo de atitudes punitivas, com agressões físicas e psicológicas à criança;
– É uma condição benigna e transitória.
O que causa a enurese noturna?
Este sintoma pode ser provocado por várias situações, que se dividem em três pilares principais:
– Distúrbios do sono: a sensação de bexiga cheia/vontade de urinar não consegue despertar a criança;
– Falta de maturação do controle neurológico da bexiga, ou seja, a criança ainda não tem controle da micção;
– Aumento da quantidade de urina produzida pelos rins durante a noite.
Como lidar com a enurese?
Alguns casos dramáticos são relatados, desde constrangimentos e castigos cruéis, até surras. As crianças, mesmo aquelas criadas em lares mais pacíficos, costumam comparecer à consulta para tratar deste problema com algum constrangimento e, por vezes, com sentimentos de vergonha e humilhação.
Por isso é que o médico que se propõe a cuidar desses pacientes deve, desde o primeiro contato, demonstrar que verdadeiramente se interessa pelo problema, sem, no entanto manifestar pena. A criança tem que sentir que este profissional realmente se importa e que vai fazer tudo para ajudar.
Cuidados
Alguns cuidados podem ajudar a controlar a enurese noturna e já podem ser feitas antes mesmo da consulta médica:
– Evitar ingestão de líquidos à noite
– Beber líquidos com frequência durante o dia para não ter sede à noite
– Incentivar a urinar regularmente durante o dia e levá-la para urinar durante a noite
– Evitar cafeína, refrigerantes e alimentos ricos em sal.
Além disso, os pais devem evitar constranger a criança. Ela não faz de propósito!
Tratamento e Cuidados
Estratégias para lidar com o xixi na cama:
– Não critique nem faça brincadeiras por seu filho urinar na cama. Também não o puna por isso;
– Beber muita água durante a manhã e à tarde é tão importante quanto não beber água perto da hora de dormir. Dê bastante líquido para o seu filho durante o dia. De noite, ele estará bem hidratado, satisfeito e não precisará ingerir tanta água;
– Treine a criança para fazer xixi de duas em duas horas. Avise a escola que será preciso permitir que ela saia da classe periodicamente para ir ao banheiro;
– Aproximadamente três horas antes de dormir, evite alimentos e bebidas que estimulam a contração da bexiga, como café, refrigerante de cola, chocolate e leite;
– Mais importante do que acordar a criança várias vezes durante a noite para urinar, como sugerem alguns tratamentos, é deixar que ela tenha consciência do que acontece quando ela urina na cama. Ela vai acordar toda molhada, terá de ir ao banheiro para terminar de fazer xixi, trocar de roupa, ajudar a trocar a roupa de cama e, então, voltar a dormir.
– Evite levar seu filho para dormir com você depois que ele fizer xixi na cama, pois isso pode funcionar como uma recompensa e acabar por condicioná-lo da forma errada. Ele entenderá que toda vez que fizer xixi na cama poderá ir para a sua.
A motivação de toda a família é essencial para o sucesso de qualquer tratamento de enurese. O envolvimento dos pais é tão importante quanto o empenho da criança. Respeite seu filho, converse abertamente com ele sobre o problema, comemore as conquistas na evolução, quando ele consegue ficar seco durante toda a noite, e tenha paciência, pois todo aprendizado leva tempo.