Por meio de nota oficial, o Flamengo mostrou descontentamento com a convocação de Gonzalo Plata para a seleção do Equador, para Data Fifa de junho. A equipe afirma que o atleta ainda não está em plenas condições físicas para a prática desportiva.
O Flamengo foi pego de surpresa com uma visita, não autorizada, de um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol na residência do atleta. Eles realizaram exames em Plata a contragosto do clube carioca.
“Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira”, escreveu o clube.
Plata está em tratamento para se recuperar de um edema ósseo no joelho direito e está afastado dos gramados desde o dia 22 de abril. Ele se juntará à seleção equatoriana para os jogos contra o Brasil e Peru, nos dias 5 e 10 de junho, respectivamente.
Confira a nota do Flamengo na íntegra:
Ao ser informado da convocação de Gonzalo Plata para defender a seleção equatoriana na Data FIFA de junho, o Clube de Regatas do Flamengo relembra que o atleta apresentou dores no joelho direito, sendo diagnosticado com um edema ósseo. Desde então, o jogador realiza tratamento com o Departamento Médico do clube, incluindo sessões de fisioterapia focadas em fortalecimento e equilíbrio muscular.
Recentemente, o Flamengo foi procurado pela Federação Equatoriana de Futebol a respeito das condições do atleta para uma possível convocação. Na ocasião, o clube esclareceu que Gonzalo Plata não vem atuando por ainda estar em processo de recuperação e, portanto, não haveria segurança para sua utilização pelo Equador. No dia 29 de maio, inclusive, um teste isocinético apontou níveis de força ainda insatisfatórios para a prática desportiva.
Paralelamente a estas conversas, o clube foi surpreendido com a informação de que, sem qualquer comunicação prévia ou autorização, um médico e um fisioterapeuta da Federação Equatoriana de Futebol estiveram na residência do atleta. Na visita, eles realizaram procedimentos à revelia do Flamengo no joelho afetado, com o objetivo de antecipar etapas no seu retorno aos gramados, o que interfere de maneira irresponsável no planejamento de recuperação estabelecido pelo Departamento Médico do clube.
Embora reconheça a obrigatoriedade de liberar jogadores para suas seleções nas datas FIFA, o Flamengo entende que tais atitudes representam um risco à plena recuperação do atleta, o que pode comprometer sua participação no restante da temporada e até na sua carreira.
O clube lamenta a condução do caso por parte da Federação Equatoriana de Futebol, que chegou a solicitar antecipação da apresentação do jogador, e reforça que prioriza sempre a saúde e o bem-estar de seus atletas.
Nesta sexta-feira (30), o Clube de Regatas do Flamengo enviou formalmente um ofício para a Federação Equatoriana de Futebol, no qual reforça o risco real de agravamento da lesão em caso de utilização do atleta.
Fonte: Metrópoles