A situação do Flamengo no Campeonato Carioca 2026 é muito complicada. Após a derrota por 2 x 1 para o Fluminense, no último domingo (25/1), o clube precisava torcer por resultados negativos para Nova Iguaçu e Madureira nessa segunda-feira (26/1). E, para a sorte do Rubro-Negro, os jogos da noite ajudara a manter a equipe viva na luta pela classificação.
O empate do Nova Iguaçu em 2 x 2 com o Volta Redonda, e a vitória da Portuguesa sobre o Madureira ajudaram a manter os adversários do Flamengo em posições alcançáveis na tabela.
Os resultados deixam o Flamengo a apenas um ponto do Nova Iguaçu, e dois do Madureira. No entanto, o Rubro-Negro tem um jogo a mais que as duas equipes, e ainda precisará torcer contra os rivais caso queira se safar da disputa do quadrangular de rebaixamento.
A classificação atual do Grupo B (Taça Guanabara 2026):
- Botafogo – 9 pontos
- Madureira – 6 pontos
- Boavista – 6 pontos
- Nova Iguaçu – 5 pontos
- Flamengo – 4 pontos
- Maricá – 3 pontos
No novo regulamento do Campeonato Carioca, os quatro primeiros de cada grupo avançam para as quartas de final. Os dois últimos disputam o quadrangular do rebaixamento, com risco de descenso para o último colocado geral ou penúltimo, em repescagem, conforme previsto pela FERJ.
O que o Flamengo precisa para se classificar?
- Vitória obrigatória na última rodada contra o Sampaio Corrêa-RJ.
- Madureira e Boavista (ambos com 6 pontos) precisam perder os dois jogos restantes, ou empatar um e sair com a derrota em outro.
- Nova Iguaçu (5 pontos) precisa perder ou empatar ou últimos dois jogos (em caso de dois empates, o Flamengo precisaria superar o saldo de gols da equipe).
- Se o Flamengo vencer, chega a 7 pontos, mas ainda depende de tropeços alheios — caso contrário, pode ficar eliminado mesmo com vitória.
- A situação é considerada “no limite” e “muito delicada” pelo próprio clube, que antecipou a volta do elenco principal para tentar evitar o pior.
Fonte: Metrópoles

