Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, assinou, nessa terça-feira (5/6), uma ordem executiva para criar uma força-tarefa dedicada aos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, na Califórnia.
De acordo com o The New York Times, a iniciativa visa liderar a organização de questões relacionadas à segurança e logística das Olimpíadas. O DHS (Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos) classificou o torneio como um Evento Especial de Segurança Nacional. Os Jogos Paralímpicos também serão contemplados
A classificação permite coordenar planos de proteção com o FBI, o Serviço Secreto e outras agências federais. No entanto, ainda não está definido o nível de proximidade dessa cooperação. A organização dos Jogos Olímpicos exige preparativos extensos para receber milhares de atletas e turistas.
Os Jogos Olímpicos retornam aos Estados Unidos pela primeira vez desde 1996. Na ocasião, o evento foi disputado em Atlanta e foi marcado pela bomba que explodiu no Parque Olímpico Centenário. 111 pessoas ficaram feridas e uma morreu.
Fonte: Metrópoles