02. Esquerda chama evangélicos de “facção” e “máfia”: Em um momento em que cresce a preocupação com a perseguição de religiosos em um eventual governo do petista Lula da Silva, o candidato e seus aliados têm dado sinais que contribuem cada vez mais para o aumento das tensões.
O aumento da perseguição de cristãos na Nicarágua de Daniel Ortega, ditador constantemente festejado pelos petistas, também tem colaborado para o temor dos religiosos brasileiros.
Na última 4ª feira (17/08), Lula da Silva referiu-se aos evangélicos como uma “facção”, demonstrando uma visão preconceituosa do petista em relação à comunidade protestante do Brasil.
O mesmo preconceito foi destilado pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Ermínia Maricato, na última 2ª feira (15/08). A professora chamou as comunidades evangélicas situadas nas periferias do Brasil de “máfias” e as equiparou ao crime organizado. Seu discurso foi aplaudido com entusiasmo por Lula e Fernando Haddad. Fonte: novaiguacu24h.com.br.
03. José Sarney sinalizou apoio a Rayssa Furlan: Candidata ao Senado no Amapá, Rayssa é principal adversária de Davi Alcolumbre em sua tentativa de reeleição.
Rayssa é casada com o prefeito de Macapá, Doutor Furlan, e seu potencial de votos é visto como mais amplo do que o de João Capiberibe, candidato do PSB.
Sarney tem mágoa de Alcolumbre pela derrota de 2014 imposta a Gilvam Borges, apadrinhado de Sarney. Fonte: www.metropoles.com.
04. ADFEC Celebra “Jubileu de Madeira” de fundação: Parabéns ao Casal Pastor Flavio Jr e Pastora Ramona, presidentes da Igreja ADFEC – Assembleia de Deus Família em Cristo, cuja Sede Estadual está localizada na Av. Araucaria, nº 108, Bairro Ipê, Zona Norte de Macapá/AP.
A referida Igreja Celebrou o belíssimo “Jubileu de Madeira” (Cinco Anos) de fundação do referido trabalho. A festa ocorreu no período de 17 a 19.08.22. O grande Conferencista Oficial de um das noites foi o Reverendo Pastor João Gilberto, destacado preletor em todo o Brasil. O citado evento memorável ficará destacado na história do pentecostalismo amapaense.
05. Voz do Internauta: “Está ficando difícil ser evangélico hoje em dia”: “Ontem estava conversando com alguns irmãos evangélicos, que atualmente as coisas estão cada vez mais difícil para o evangelismo, pois você convida as pessoas, anuncia a palavra, prega, canta, porém muitos criticam, vivem conforme as suas verdades e ninguém mais sabe o que é certo ou errado. Hoje, se prestarmos bem atenção, as Casas de Deus (igrejas) não são mais a mesma coisa, pois não se tem mais o devido respeito com as coisas sagradas. Assim como o mundo se comporta, muitos cristão também e, às vezes, até pior.
Não está sendo fácil ser evangélico genuíno, de verdade. Agora, nesse século, para seguir enfrente, tem-se que se fazer de cego.
O amor está cada vez mais acabando entre o povo. Só existe amor, mas da boca para fora. Estamos vivendo a mesma realidade das escrituras. Hoje o povo evangélico não idolatra as imagens, porém, a idolatria hoje é a política; é humana, financeira. Quem tem o que oferecer é considerado, é mais, sobe mais. Quem não tem, desce mais, é silenciado, desprezado, descartado, depois que diminui sua utilidade.
Se o povo evangélico fosse unido, mudaria a história. Mas, o pior parece que vai acontecer. O lobo está no meio. Temos evangélicos no pleito eleitoral deste ano. Ninguém sabe se irão honrar ou não com o que andam prometendo. Fica um ponto de interrogação, pois é difícil ver alguém que realmente tenha um olhar voltado para o ser humano, para o povo. De regra, somente pensam em si, nas cúpulas.
Vivemos tempos de templos vazio. Muitos estão sufocados, por não poder dizer o que está acontecendo. Nossos jovens, adolescentes, irmãos e irmãs, viúvas, órfãos, todos estão passando por processos de amadurecimento e, nesse meio termo, muitos escolhem outros caminhos.
Então, a dica é orar e pedir a direção do Espírito Santo de Deus hoje e sempre.”
DESTAQUES DA SEMANA
1- Segmento evangélico continua sofrendo crime de desrespeito por parte da esquerda brasileira.
2- Reverendos Flavio Jr e Ramona, presidentes da Igreja aniversariante AD Família em Cristo.
3- Nova Sede da OAB/AP. Presidente Dr. Auriney Brito fazendo história. Inauguração: 26.08.22.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Ester Farias da Silva é uma das principais lideranças femininas evangélicas do Estado do Amapá. Nasceu em Macapá-AP em 31.12.1984, filha de José Maria Ferreira da Silva e Maria Ruth Farias da Silva. Bacharela em Direito, pós-graduada em Gestão e Docência do Ensino Superior. Ainda é articulista, escritora, professora e advogada, com atuação preponderante na área do Direito Eclesiástico e Previdenciário. Membro vitalícia nº 18 da Academia de Letras ALEA, cuja patronesse é a memorável Augusta Miranda de Alencar, considerada uma das mais importantes personalidades femininas assembleianas do Norte do país e esposa de um dos principais pastores da Assembleia de Deus no Brasil do século XX, Otoniel Alves de Alencar, considerado “O Apóstolo da Amazônia”. Como escritora, é autora do livro “Vencendo desertos” e coautora da “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. No pleito eleitoral deste ano de 2022, disputará uma vaga no Congresso Nacional como representante das mulheres – deputada federal por seu Estado do Amapá. Ver tb Plataforma Lattes.
ESPECIAL
NEWS: 1. Associação dos Militares Evangélicos do Amapá em ação: No último dia 17.08, a AMEAP – Associação dos Militares Evangélicos do Estado do Amapá, presidida pelo Coronel da Reserva Santos Costa, uma das principais lideranças militares do Brasil, participou da 2ª Cruzada Evangelista Anual da Entidade no Conjunto Residencial São José, localizado na Zona Sul de Macapá, Capital do Estado, no Bairro do Buritizal onde está instalado a Sede do 1º BPM – Batalhão da Polícia Militar do Amapá. O evento eclesiástico contou com a parceria institucional da AMEAP com o referido 1º BPM; 2. Veja no YouTube o “Açaí com Notícias”: Principal quadro de notícias evangélicas do Estado do Amapá. Assista, dê o seu like, comente e compartilhe. Ajude-nos a chegar a 1.000 – mil inscritos. Prêmio: Vinte litros de Açaí, do grosso; 3. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.
REFLEXÃO
Série Educação para a Cartilha de Cidadania Cristã. Tema 08: “Os adversários dos evangélicos”. Parceria: Conselho Estadual de Pastores do Amapá (e-mail: conselhodepastores.ap@gmail.
FICA A DICA
Legislação para líderes eclesiásticos: Adquira o Livro “Constituição Federal comenta à luz da Bíblia”. Lá Você encontra: Dica 043. Da marginalidade e desigualdade. Diz a Bíblia, em Provérbios 14.31- “O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado.”. Em Isaías 58:7-11 diz: “Porventura não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desamparados? que vendo o nu, o cubras, e não te escondas da tua carne? Então romperá a tua luz como a alva, e a tua cura apressadamente brotará. E a tua justiça irá adiante de ti; e a glória do Senhor será a tua retaguarda. Então clamarás, e o Senhor te responderá; gritarás, e ele dirá: Eis-me aqui. Se tirares do meio de ti o jugo, o estender do dedo, e o falar iniquamente; e se abrires a tua alma ao faminto, e fartares o aflito; então a tua luz nascerá nas trevas, e a tua escuridão será como o meio dia. O Senhor te guiará continuamente, e te fartará até em lugares áridos, e fortificará os teus ossos; serás como um jardim regado, e como um manancial, cujas águas nunca falham.”. Este tema constitucional também possui conexão bíblica.