A narrativa traz enormes ensinamentos. Uma cigarra que vivia a cantarolar e saltitar pelo bosque, não muito preocupada com o futuro, pois ele é distante. Certa vez esbarra em uma formiga que carregava uma folha pesada e questionou: -por que trabalha tanto? Venha aproveitar a vida, verão é vida. A formiga prontamente: – não, nós formigas não temos tempo para diversão, temos que guardar comida para o inverno que se aproxima.
Durante todo o verão a cigarra cantarolou e saltitou, pois, bastava pegar uma folha bem ao lado, tudo sem esforço e convidou novamente a formiga para curtir a vida e dessa vez a formiga topou, entretanto, no dia seguinte a rainha apareceu e disse: -se não mudar seu jeito o inverno irá lhe cobrar um preço alto cigarra, passará fome e frio. A cigarra logicamente não ligou, pois o inverno é muito longe. Determinado dia o inverno chegou e a cigarra começou a sofrer com o frio intenso.
Essa fábula existe e ela acontece na vida real, logicamente, não deve ser seguida à risca, mas, em razão da cultura latino-americana, o hoje é sempre mais importante que o amanhã, pois o amanhã pode não vir, mas, ele sempre vem de alguma forma. O inverno são as intempéries: crises econômicas, desemprego, problemas de saúde e outras situações que fogem ao controle.
É nesse sentido que os benefícios concedidos pelo Instituto Nacional do Seguro Social são tão importantes, não olhe com desdém de um benefício que no futuro pode resguardar o mínimo necessário para sua manutenção e de sua família, mas, não pode ser a única fonte de renda, não é necessário ser rico para todos os dias carregar uma plantinha e garantir que no inverno você terá condições de arcar com as surpresas da vida.
Na terapia cognitiva comportamental se faz sempre uma sugestão: viva o presente, quem se apega no passado pode sofrer de depressão e quem se apega muito no futuro sofre de ansiedade e é esse equilíbrio que deve ser atingido. A idade avança para todos, planos de saúde aumentam no mês do seu aniversário, os utensílios e alimentos de primeira ordem sofrem variações quase que diariamente.
Não seja a cigarra, planeje seu futuro, viva o hoje, mas não deixe de pensar: quando vou me aposentar? Hoje eu tenho o que necessito para ter uma vida digna com minha família? Planejamento é a coisa mais importante que você pode fazer por você e sua família. Entenda de previdência, veja como são realizados os cálculos, veja alternativas para melhorar suas contribuições, busque investimentos, faça dentro de suas possibilidades, mas, não negligencie seu futuro.
Diante de tantos clientes que atendo diariamente em meu escritório, eu entendo que deveríamos discutir mais sobre previdência, investimentos, sonhos e planejamento, não dependa do Estado (sentido latu) para realizar seus sonhos, a tendência é que as regras de aposentadoria sejam cada vez mais severas e com valores cada vez menores, não esqueça que a contribuição é obrigatória, mas você pode se preparar para um futuro em paz e, também deixar para sua família o melhor quando da sua partida. Não seja só formiga e também não seja só cigarra, seja o melhor de ambas. Viva, mas seja prudente, o amanhã sempre vem.
Augusto Almeida. Instagram augustoalmeida01