Esta faculdade de expressar aquilo que pensamos é que nos faz atrativos; e quando levada a mensagem de forma clara e objetiva faz com que o ouvinte no compreenda e até mesmo nos auxilie na realização do que pretendemos.
Saber se comunicar é fundamental e fará toda diferença. A comunicação, basicamente, é um processo que envolve um emissor, um receptor e a transmissão de uma mensagem. … O ato de saber se comunicar é a principal ferramenta do entendimento e do envolvimento em um relacionamento, seja ele qual for afetivo, comercial, espiritual.
Nas forças de segurança e resgate é ímpar que um profissional saiba, além de todas as outras especialidades, determinar e coordenar uma cena de crime ou ainda na zona de sinistro limitando o acesso de pessoas, isolando o local, distribuindo as missões no teatro de operações, controlando os ânimos de familiares abalados e outros.
Pelo que se sabe a comunicação surgiu da necessidade do ser humano de passar informação uns aos outros. As primeiras formas de comunicação aconteceram por meio de sinais, gestos e sons. Depois das gravuras, os desenhos (pinturas rupestres) e a evolução da escrita datados de 15.000 a.C. na África. Outros registros de escrita foram encontrados em outras partes do mundo, como os hieróglifos, no Egito.
Pela atividade laboral que passam pelas minhas décadas vividas pude observar e experimentar distintos momentos tal como quando em uma abordagem pessoal ou ordem de parada em que o agente da força de segurança, atropelando as palavras, emite com velocidade e um tom imperativo a que determinado abordado pare e coloque as mãos sobre a cabeça abrindo as pernas. Porém, pelo já mencionado atropelo verbal o policial não se fez compreendido, e tornou a abordagem que no início era simples, um ato com maior nível de estresse.
Quem nunca recebeu quando pequeno determinado mando de pai ou mãe em casa e fez a pergunta: mas por quê? E recebeu a maior de todas as explicações claras e objetivas: – por que sim! E em ato contínuo saía cabisbaixo e deveras aborrecido pois nem entendeu o motivo de fazer tal coisa, nem porque foi determinado a cumprí-la e muito menos porque a resposta foi grosseira?
A comunicação é a alma da propaganda e se a propaganda é a alma do negócio então para conquistarmos a excelência na promoção de nossa marca pessoal ou comercial devemos agir com verdade, motivação, inteligência, compromisso e uma avançada e ficaz dialética.
Em um cenário onde a grande massa consome um mercado de produtos prontos e enlatados que acabam formando pelos assuntos batidos dia e noite como a polaridade política, eu não aguento mais, deixando de lado as questões realmente importantes e que deveriam ser patrocinadas para a foemação da consciência crítica.
Eu, você e todos que pensam e elaboram uma ideia temos o compromisso através da comunicação de fortalecer mentes para um futuro iluminado até porque não falamos grego e devemos nos fazer entender mesmo que a àgua demore tanto pingando na pedra até que a fure.