Multiplicar conhecimentos e fortalecer os movimentos sociais foram os principais propósitos do I Workshop para as Organizações da Sociedade Civil (OSC), que encerrou sua programação nesta quinta-feira, 12. O evento foi uma realização do Governo do Estado em parceria com o Sebrae Amapá.
A Secretaria de Inclusão e Mobilização Social (SIMS) foi a responsável pela organização do encontro, que reuniu cerca de 700 participantes dos 16 municípios do Amapá.

Arlete Leal, da comunidade do Alto Rio Araguari, no município de Amapá, tem uma extensa experiência na produção de biocosméticos e ressaltou a importância de pensar e construir projetos coletivamente, em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
“Daqui para frente queremos realizar sonhos através de uma associação de mulheres chamada ‘Sementes do Araguari’. Estamos buscando a regularização, acessar recursos e capacitação para continuarmos trabalhando com os produtos da floresta, tendo como foco as mulheres da comunidade”, ressaltou Arlete.
Entre as participantes estava também Betânia Quaresma, representante do Sindicato Rural de Itaubal, que atua no desenvolvimento da política social com a qualificação de produtores rurais, tendo na agricultura familiar seu principal segmento de ação.
“Enquanto associação, só temos a agradecer. E eu acredito que este foi só o primeiro passo. Muitas coisas boas virão”, comemorou Betânia.
Ao final do evento a sindicalista subiu ao palco com outros representantes de organizações para compartilharem suas impressões, sugestões e avaliações sobre a programação. Eles reforçaram a necessidade de uma formação continuada sobre o Novo Marco Regulatório e mostraram-se ansiosos para empregar em seus projetos os conhecimentos adquiridos no workshop, fazer a diferença em suas comunidades.
