Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen) deflagraram a “Operação Integração pela Vida”, com o intuito de retirar objetos ilícitos do sistema prisional.
Durante a ação foram apreendidos 9 celulares, carregadores, cabos USB, relógios, armas brancas e estoques (objetos cortantes improvisados) retirados de dois pavilhões conhecidos como “cadeião”, que abrigam presos sentenciados.
Segundo o diretor do Iapen, Luiz Carlos Gomes Junior, a operação apreendeu também um bloco com anotações, supostamente de grupos criminosos.
“Hoje o foco foi o Iapen e algumas celas específicas. Foram deslocados 233 policiais, sendo 45 policiais penais, e tivemos um resultado positivo com as apreensões. Dentre elas verificamos cadernos com informações de grupos criminosos que serão analisados pelos setores de Inteligência da segurança e a Polícia Civil dará continuidade às investigações para identificar esses supostos integrantes”, explicou.
Os aparelhos celulares apreendidos serão periciados e investigados pela PC-AP e com base nas possíveis informações extraídas, subsidiar as investigações que estão em andamento.

