A forte tempestade que atingiu Macapá na madrugada desta quinta-feira (3) foi causada por conta de alterações no furacão ‘Kirk’ e na tempestade tropical ‘Leslie’ no Oceano Atlântico, que caminham para um encontro rumo à Europa.
Segundo a meteorologia apesar irem para o sentido oposto, os furacões deixam consequências no Norte e Nordeste do Brasil, não há riscos da terra ser atingida, mas as proximidades vão sofrer as alterações climáticas.
“Sentimos os resquícios, mas, na verdade, o furacão está bastante distante. Ele está na latitude de 10 graus aproximadamente, e subindo. A influência do furacão, é que ele consegue ‘sugar’ o ar daqui da nossa região. Como os nossos ventos, eles são predominantes do nordeste, ou seja, quando esse furacão estiver atuante e teoricamente próximo daqui do Atlântico, ele consegue mudar nossa configuração de vento, tornando esse vento de sudoeste”, explicou o meteorologista do Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA), Jefferson Vilhena.