Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Notificação Mostre mais
Redimensionador de fontesAa
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Redimensionador de fontesAa
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
    • Adilson Garcia
    • Airton Scudero Lindemeyer
    • Alcinéa Cavalcante
    • Alex Sampaio
    • Alexandre Garcia
    • André Lobato
    • Antonio da Justa Feijão
    • Araciara Macedo
    • Augusto César Almeida
    • Bady Curi Neto
    • Besaliel Rodrigues
    • Cacá de Oliveira
    • Carlos Lobato
    • Cicero Bordalo Junior
    • Claudio Humberto
    • Daniel Farias Silveira
    • Dr Achiles
    • Dra Denise Morelli
    • Dr José Mauro Secco
    • Dr Marco Túlio
    • Edinho Duarte
    • Eider Pena
    • Evandro Salvador
    • Everton Coelho Chagas
    • Gil Reis
    • Isabel Barbosa
    • Ivonete Teixeira
    • Itaguaraci Macedo
    • Iuri Cavalcante Reis
    • Jara Dias
    • Jefferson Prado Fassi
    • João Guilherme Lages Mendes
    • Jorge A M Maia
    • Jorielson Brito
    • José Altino
    • José Caxias
    • José de Paiva Netto
    • José Sarney
    • Julhiano Cesar Avelar
    • Lucas Abrahão
    • Luiz Solano
    • Marcelo Creão
    • Rev. André Buchweitz Plamer
Já possui uma conta? Entrar
Siga-nos
  • Contact
  • Blog
  • Complaint
  • Advertise
© 2022 Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
A Gazeta do Amapá > Blog > Colunista > Gil Reis > Futuro dos veículos elétricos
ColunistaGil Reis

Futuro dos veículos elétricos

Gil Reis
Ultima atualização: 8 de abril de 2023 às 21:19
Por Gil Reis 2 anos atrás
Compartilhar
Compartilhar

Tenho achado bastante interessante a ‘empolgação’ pelos veículos elétricos e fico extremamente admirado com as pessoas que se dizem inteligentes, governos ‘progressistas’ e as próprias montadoras, apesar de admitir que se trata de um belíssimo nicho de mercado enquanto houver crédulos. É uma questão de tempo para os ‘tarados por automóveis elétricos’ acordarem e se admirarem da ‘parvoíce’. O ‘parvo’ (indivíduo tolo, pouco inteligente, apoucado, atoleimado) é a vítima preferencial do “new deal” celebrado entre a ONU, os países ricos e os cada vez mais trilhardários fundos de investimento. Felizmente o tempo é o senhor da razão e o nosso tempo para recuar na descida em direção ao abismo está cada vez mais curto.

É impressionante como cresceu a ‘parvoíce’ no nosso planeta. Não é possível que todos não tenham percebido que o nosso mundo está carente de eletricidade e mesmo assim endeusam os veículos elétricos como a ‘salvação da lavoura’. A energia elétrica tão necessária na produção, no aquecimento dos lares, na iluminação dos domicílios e das cidades está sendo desperdiçada e desviada para essa excrescência do veículo elétrico. 
Felizmente, novamente, a tolice não conseguiu atingir grande parte da humanidade e a venda dos carros elétricos está em baixa, pelo menos é o que diz uma matéria publicada pelo AJOT – American Journal of Transportation em 01/03/2023 – “Vendas de veículos elétricos colapsam com subsídios e créditos fiscais parados abruptamente” que transcrevo trechos.

“O mercado global de veículos elétricos (EV) está sofrendo com um dos colapsos mais dramáticos nas vendas mensais até o momento, com a pesquisa da Rystad Energy mostrando que apenas 672.000 unidades foram vendidas em janeiro, quase metade das vendas de dezembro de 2022 e apenas 3% no ano em relação a janeiro de 2022. A participação de mercado de EV entre todas as vendas de automóveis de passageiros também caiu para 14% em janeiro, bem abaixo dos 23% observados em dezembro.

As vendas de veículos elétricos têm seguido uma trajetória ascendente relativamente consistente nos últimos anos – além dos períodos afetados pelos problemas da cadeia de suprimentos relacionados à pandemia do Covid-19 – e um colapso significativo nas vendas é uma notícia preocupante para o setor. Os créditos fiscais e os subsídios do governo sustentaram o mercado de VEs até o momento, à medida que os países identificam a eletrificação da frota de automóveis de passageiros como uma tática central para atingir as metas de emissões líquidas zero, mas a redução ou remoção desses subsídios este ano prejudicou o sentimento do consumidor. As montadoras agora estão lutando para reverter a espiral descendente e salvar o mercado em 2023.

O mercado automotivo costuma ser cíclico, com as vendas caindo após a entrada em vigor de novas regras de subsídios no início de cada ano, seguidas de uma recuperação gradual. No entanto, os cortes em janeiro deste ano foram mais fortes do que o normal, desencadeando esse colapso dramático. As ramificações disso serão duradouras e afetarão as vendas até o primeiro trimestre do ano e, potencialmente, o restante de 2023.

Os subsídios para veículos elétricos em muitos países europeus e na China continental foram cortados no início do ano, e um retorno significativo é altamente improvável no futuro imediato. Um raio de esperança para as perspectivas globais é o mercado dos EUA, que está apenas começando sua jornada de eletrificação e lançando créditos fiscais graças à Lei de Redução da Inflação. Os EUA foram o único mercado importante que viu um aumento nas vendas de VEs e na participação de mercado ano a ano, embora sua contribuição para o total global ainda seja relativamente mínima.

‘As areias estão mudando para o mercado global de EV. O apetite do consumidor por carros elétricos continua forte, mas está claro que os créditos fiscais e subsídios ainda desempenham um papel significativo em convencer os consumidores a fazer a troca. As montadoras podem não ter outra opção a não ser responder com preços reduzidos’, diz Abhishek Murali, analista de tecnologia limpa da Rystad Energy.

A China, o maior mercado de VEs do mundo, experimentou um corte de quase 50% nas vendas de VEs em janeiro de 2023 em comparação com o mês anterior, mas a variação ano a ano foi relativamente estável devido à afinidade dos consumidores por modelos domésticos mais baratos. A Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis prevê uma desaceleração do ímpeto de vendas este ano, prevendo cerca de 8 milhões de vendas de EV este ano. Esperamos que as vendas lentas continuem no primeiro trimestre, mas o anúncio da CATL de um corte de preço em células de bateria para compradores automotivos ajudará a aumentar as vendas novamente.

Embora tenha havido um crescimento marginal ano a ano nas vendas de VEs na Europa no mês passado, o desempenho do mercado foi sombrio, com muitos países apresentando uma queda acentuada nas vendas de VEs a partir de dezembro de 2022. Com os subsídios de VEs chegando ao fim, muitos consumidores trouxeram antecipar suas compras do primeiro trimestre de 2023 a dezembro de 2022, levando a um aumento maciço nas compras antes do final do ano. As reduções generalizadas de subsídios terão um impacto duradouro na atividade de vendas, mas as montadoras não tolerarão esse enfraquecimento por muito tempo – a Tesla já está testando seus limites de preços, oferecendo um desconto massivo, desencadeando um grande volume de pré-encomendas.”

Não é preciso ser vidente que o terrorismo climático tem seus dias contados, não consegue sobreviver diante dos fatos e ao acordar dos seres humanos que começam a se conscientizar que não são os algozes do planeta e sim vítimas dele, o que não é nenhuma novidade para quem não tem memória curta e conhece a história universal. O mundo ocidental caminha a ‘passos largos’ para a perda total da hegemonia na geopolítica. A história da ‘descarbonização’ com o uso de veículos elétricos é uma ‘balela’ promovida pelo velho continente onde estão os países que sempre foram exploradores e escravagistas dos países sob sua influência.

Vejamos os países do velho mundo onde a onda VEs começou, o processo de enganação é muito simples e está na cara de quem quiser ver, os europeus apenas transferiram o local de emissão de carbono dos veículos para as usinas geradoras de eletricidade. Quem duvidar disso basta fazer uma pesquisa sobre como é gerada a eletricidade na Europa e até mesmo nos EUA. As geradoras de eletricidade são movidas a combustíveis fósseis. Pois é o CO2, o gás da vida, foi demonizado, execrado e usado como instrumento de controle da humanidade. No futuro, não tão distante, os nossos netos estudarão o período ‘néscio’ (que ou o que é desprovido de sentido, de coerência; absurdo) que vivemos hoje. A sopa de letrinhas que é derramada sobre nós, inclusive a malfadada ESG, da maneira como é utilizada, desaparecerá e se perderá nas areias do tempo.
“Se não podemos contar um ao outro as duras verdades, então… O que estamos fazendo?” Harvey Specter – personagem da série de TV americana ‘Suits’ escrita por Aaron Korsh.

Você pode gostar também

Claudio Humberto

O novo Papa – Leão XIV

AVE PAPA LEÃO!

Coluna Tribuna Cristã nº 846 – 18.05.2025

Restaurando uma bacia quebrada sem cirurgia – o caso da dona Maria e o quiroprata!

Gil Reis 8 de abril de 2023 8 de abril de 2023
Compartilhe este artigo
Facebook Twitter Whatsapp Whatsapp Email
Artigo Anterior A pessoa que eu mais amo. O ataque mortal na escola.
Próximo artigo Lata d’água na cabeça, mundo afora

Pesquisar

  • Banner PDF Gazeta
Mãe do filho de Jô cobra pensão do atacante e o detona: “Não é digno”
Fofocas e Famosos
Major suspeito de acobertar Tuta, chefão do PCC, é preso na Bolívia
Internacional
Trump ameaça taxar Apple em 25% se Iphones não forem feitos nos EUA
Internacional
Crianças de 4 anos acima do peso têm mais risco de obesidade após os 9
Bem Estar
A Gazeta do AmapáA Gazeta do Amapá
Siga-nos
© A Gazeta do Amapá - 2024. Todos os direitos reservados.
  • Home
  • Amapá
  • Polícia
  • Brasil
  • Internacional
  • Esportes
  • Bem Estar
  • Entretenimento
  • Colunas
Bem vindo de volta!

Faça login em sua conta

Perdeu sua senha?