Hoje vamos de notícias do mundo gospel amapaense:
Damares Senadora do Amapá? Esta foi a principal notícia da semana no Brasil. Será que a pastora evangélica e ministra da pasta dos Direitos Humanos do Brasil será a 1ª mulher a se eleger senadora pelo Estado do Amapá? A depender da vontade do atual Presidente da República, assim será. Entretanto, falta combinar com o eleitorado amapaense. Mas, com a alta rejeição do senador Davi, tudo indica que se Damares se candidatar, se elege senadora, pois, de acordo com as primeiras enquetes feitas sobre a disputa entre os dois, Damares está disparada na preferência popular.
Azenete descansa: Informamos que faleceu, no último domingo, a cantora e pastora Azenete Oliveira, esposa do pastor Obed Oliveira. Ela foi uma das principais cantoras evangélicas da história da Assembleia de Deus no Amapá. Atualmente, ela e o marido pastor Obed estavam residindo e atuando como missionários nos Estados Unidos, na região do Nebraska. Veio, com o esposo, passar férias em sua terra natal; contraiu covid, o quadro se agravou e a levou para a UTI. Não resistiu e passou para a eternidade. Nossas condolências à família enlutada.
Dr. Lourenço Filho troca de idade: Aconteceu no último domingo, o Culto de Ações de Graças pela passagem de mais um aniversário do pastor e advogado Lourenço Ferreira Rodrigues Filho. O evento foi na Assembleia de Deus da Av. Antonio Vidal Madureira, nº 2289, bairro Novo Horizonte, Zona Norte da Capital Macapá/AP. Registramos aqui os nossos parabéns ao reverendíssimo causídico.
Dois Bezaliéis: Coisa rara de acontecer, pois, se já é difícil encontrar um Bezaliel, que dirá dois. Mas, no aniversário do Dr. Lourenço Filho, que é irmão do pastor Besaliel, se fez presente o professor e pastor-missionário Bezaliel Junior Nogueira Pantoja, o qual foi o preletor oficial do Culto de Aniversário do citado Dr. Lourenço. O Bezaliel Pantoja é ligado à Assembleia de Deus de Santana/AP e está atualmente, com a esposa Missª. Miriã, atuando como missionário na Guiana Francesa, na localidade denominada Camupi.
Igreja Pregando o Reino de Deus: O presidente desta Igreja, pastor Marcondes Duarte, convidou o pastor Besaliel Rodrigues, presidente do Conselho Estadual de Pastores, para ser o preletor oficial do Culto dos Obreiros daquela citada Entidade. O evento aconteceu na 2ª feira passada, 14.03, no Templo Sede localizado no bairro Zerão. O tema da Conferência de Obreiros foi: Os dez aspectos do princípio da obediência.
OAB/AP – Comissão de Juristas Evangélicos: O presidente da referida Comissão, o pastor e advogado Besaliel Rodrigues, informa que em breve a citada Comissão estará realizando seus primeiros trabalhos. Aguardem.
Eleições 2022: O PSC – Partido Social Cristão formulou convite para a pastora e advogada Ester Rodrigues disputar, pela legenda, uma vaga para o legislativo. O convite foi aceito e as articulações referentes à pré-candidatura já estão sendo feitas.
Conselho Estadual de Pastores do Amapá: Sob a coordenação do Pastor Besaliel Rodrigues, a Entidade realizou mais uma reunião ordinária na última 6ª feira, 18.03, às 17h, em sua Sede Provisória localizada na Av. Galibis, nº 1060, Buritizal. Pauta: 1. Calendário de Eventos do Conselho; 2. Projeto Igreja Regularizada; 3. ESEC – Escritório de Serviços Eclesiásticos.
CEADDIF – 113ª AGO-2022: A Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Distrito Federal – CEADDIF se reuniu em Assembleia Geral Ordinária, dias 10, 11 e 12 deste mês (março de 2022) na Assembleia de Deus de Taguatinga – ADET, sob a presidência do pastor Geovani Neres Leandro da Cruz. O Pastor Rodrigo Lima Jr., da Igreja AD – A Pioneira, foi o representante do Amapá no referido evento. As Convenções são de fundamental importância para a igreja brasileira. Todo pastor, seja auxiliar, titular ou presidente de igreja é ordenado ao ministério numa convenção. Mas o trabalho da Convenção é muito mais abrangente. A Convenção de Igrejas no Distrito Federal e em todo o país, é um instrumento de Cristo Jesus para promover a ordenação de Ministros e Ministras, a pregação e ensino do Santo Evangelho, a educação teológica, o empenho missionário, o trabalho social, o auxílio jurídico, entre outras importantes atribuições, visando sempre o crescimento e o fortalecimento de cada Igreja em particular e do Reino de Deus em geral. Amém!
RBN completa 29 Anos: A Rede Boas Novas de Comunicação, que é o maior conglomerado de rádios e TVs evangélicas do país, cuja Sede Nacional funciona no Rio de Janeiro, completou esta semana 29 (vinte e nove) anos de fundação. Parabéns!
DESTAQUES DA SEMANA
1- Advogada e Pastora Ester Farias aceita convite para disputar uma das vagas de parlamentar 2022.
2- O encontro de dois Bezaliéis: Besaliel Rodrigues da AD-A Pioneira e Bezaliel Pantoja da AD Santana.
3- Cantora e Pastora Azenete Oliveira, esposa do Pastor Obed Ferreira, passou para a eternidade.
LIDERANÇAS
Quem é quem: Delaíde Alves Miranda Arantes. Ministra do TST – Tribunal Superior do Trabalho, um dos principais tribunais superiores do país, oriunda do Quinto Constitucional, proveniente da Classe dos Advogados. Além de magistrada, é evangélica, serva de Deus, casada e dedicada à família, filhos e netos.
A ministra Delaíde nasceu em 1952 em uma família de agricultores da zona rural do município de Pontalina, no interior de Goiás. Teve uma infância humilde ao lado dos pais e de oito irmãos. Possui uma história de vida resguardada pela providência divina, pois foi de doméstica à juíza de uma das mais altas Cortes do País. Nos anos 50, Delaíde Arantes era uma menina pobre da zona rural de Goiânia. Nos anos 60, uma empregada doméstica. Por meio dos estudos venceu a pobreza e hoje é destaque na Nação.
Atualmente Delaíde Miranda é autoridade máxima, uma dos 27 ministros do TST (cinco são mulheres), o equivalente ao STJ, na área do direito trabalhista. O ponto mais alto da carreira de um advogado. Trabalha em Brasília, Capital do país e é orgulho para o povo de Deus no Brasil.
ESPECIAL
NEWS: 1. Assista e compartilhe o “Açaí com Notícias” no YouTube: Trata-se de vídeos semanais postados no YouTube e outras redes sociais, apresentados pelo Dr. Besaliel Rodrigues, por meios dos quais comenta as principais notícias publicadas nos jornais, revistas e redes sociais do Amapá e do Brasil sobre política, religião, economia, cultura etc. Contatos pelo Zap (96) 9110-5167; 2. Marketplace: A Editora Os Semeadores disponibiliza em suas plataformas digitais, a Obra literária do Dr. Besaliel, a “Constituição Federal comentada à luz da Bíblia”. Agora é só clicar https://www.ossemeadores.com.br/constituicao-federal-comentada-a-luz-da-biblia e adquirir o seu exemplar; 3. E-book na Hotmart: A obra virtual em pdf “Revista do Centenário” está disponível na plataforma https://go.hotmart.com/J60306604I?dp=1. Confira! 4. Blog: Leia e compartilhe com todos o https://besalielrodrigues.blogspot.com/. Agora, tudo desta coluna estará lá também. Acesse e compartilhe; 5. Email: Poderá ser utilizado o [email protected]. Em breve outras ferramentas digitais serão disponibilizadas ao público eclesiástico, acadêmico e em geral, contendo a bibliografia do Dr. Besaliel.
REFLEXÃO
Tema: Jejum e Consagração
O que é “jejuar” e o que é “consagrar”? Muita gente ainda faz confusão com estes termos. Mas, não é tão difícil distingui-los. Há algumas explicações para esse assunto. Vamos lá:
Jejum: Abstinência de comida, alimentos. Prática que visa santificar o corpo, subjugá-lo com o objetivo de promover quebrantamento espiritual. O jejum pode ser parcial (deixar de tomar açaí por um tempo) e integral, ou seja, abstinência completa de alimentação. Pode ser por um período curto, de horas, ou longo, durante alguns dias. “Quando jejuo, estou me consagrando e, de regra, buscando vencer obstáculos à fé”.
Consagração: De regra, é considerada a prática de abstinência de sexo, por determinado tempo, com o intuito de dedicar-se à presença de Deus. É sempre integral e visa ficar em total comunhão com Deus por um determinado lapso temporal. Quando for por período mais longo, poderá se combinado com o jejum.
Ambas visam a busca de maior comunhão com Deus. São práticas religiosas que devem ser respeitadas, pois pertencem à intimidade espiritual das pessoas e ao exercício da fé.
FICA A DICA
Legislação para pastores: Atenção prezados líderes eclesiásticos, vamos, a partir de agora, fazer o destaque dos principais dispositivos da vigente Constituição Federal/1988 de interesses dos religiosos.
Dica 018. Dignidade da pessoa humana. CF, art. 1º, inciso III. A República Federativa do Brasil possui com um dos cinco principais fundamentos constitucionais a “dignidade da pessoa humana”. Isto significa, dentre outras coisas, que a religiosidade individual faz parte desta “dignidade”. Todos, indistintamente, têm o direito ao respeito à sua fé. Assim, todos, mormente os órgãos de Estado, devem agir de forma a não agredir a espiritualidade das pessoas em geral.
Dica 019. Povo X representantes. A CF, art. 1º, p. único diz: “Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.”. A expressão “povo” engloba todos, homens e mulheres, ricos e pobres, de todas as etnias, religiões etc. Assim, o povo evangélico faz parte da cidadania tal qual qualquer outra religião. Qualquer discriminação aqui é crime!