Aumentou em cerca de 80% a procura de pequenos empreendedores pela formalização, após implantação da Fiac Eletrônica (Ficha de Inclusão ou Alteração Cadastral) totalmente gratuita para a abertura de Micro Empresa Individual (MEI), na unidade do Super Fácil Zona Oeste, em Macapá.
O serviço, implantado há dois meses, integra o Super Fácil do Empreendedor, espaço criado na unidade da zona oeste para descomplicar e desburocratizar o processo de formalização de um negócio.
De acordo com Ramon de Souza Brito, coordenador do Super Fácil Zona Oeste, o serviço gratuito é ofertado pelos próprios servidores da unidade, com formação em contabilidade. Com a facilidade, o micro empreendedor individual economiza de R$ 90 a R$ 120, que seriam cobrados por um profissional contábil para preenchimento da Fiac.
“Antes, o empreendedor vinha ao Super Fácil, fazia todo o processo para formalização do seu negócio. Mas, quando chegava na Fiac, que precisava pagar, ele parava. Todo o processo fluía até chegar a essa etapa. A gratuidade dessa taxa impulsionou o processo, e percebemos uma procura significativamente”, atestou o coordenador.
A Fiac é um sistema web disponibilizado pela Secretaria de Estado Fazenda (Sefaz) aos escritórios contábeis, profissionais contábeis e ao contribuinte, para cadastro e regularização do negócio.
Super Fácil Empreendedor
Único em Macapá, o Super Fácil Empreendedor na unidade da zona oeste reúne entidades envolvidas no segmento do empreendedorismo, para facilitar a formalização de um negócio. O espaço oferta atendimentos da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), Junta Comercial do Amapá (Jucap), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Agência de Fomento do Amapá (Afap), Agência de Desenvolvimento Econômico do Amapá (Agência Amapá), Conselho Regional de Contabilidade (CRC), entre outros.
São dez órgãos e instituições num único ambiente inovador e incentivador de novos investidores na área empresarial amapaense.