Após o período de 6 meses de vida, onde é recomendável aleitamento materno exclusivo, deve ser introduzida alimentação complementar, é uma fase importante pois a preferência alimentar a ser adotada pela criança vem principalmente dos hábitos alimentares da família.
No consultório odontológico, é frequente constatarmos que numa família, quando um dos filhos tem muitos dentes cariados, os demais irmãos(as) também têm. Isso ocorre porque ocorre um padrão familiar único, com hábitos alimentares inadequados envolvendo consumo frequente de carboidratos refinados, além de higiene bucal precária.
Toda formação de hábitos na criança se espelha na atitude de observar os pais, que servirão de modelo, a serem copiados, portanto bons exemplos são fundamentais, é mais convincente fazer do que falar e cobrar.
Uma atitude que deve ser adotada pelos pais e executada na frente da criança é quanto à higiene bucal! Sim, é importante que os pequenos, vejam os pais escovando os dentes, pois irão querer copia-los, desenvolvendo naturalmente um importante hábito de higiene
Hábitos alimentares saudáveis e hábitos de higiene adequados são posturas que devem ser inseridas desde o berço, pois é mais fácil aprender o certo, do que posteriormente corrigir hábitos inadequados que se refletirão em toda vida do indivíduo.
Quando os dentes permanentes estiverem na boca, é preciso que bons hábitos estejam estabelecidos, pois se ocorre cárie na dentição decídua (“dentes de leite”) e os hábitos não foram alterados, é bem provável que a dentição permanente também siga esse mesmo caminho.
Portanto, um sorriso bonito de seu filho depende da construção de bons hábitos formados desde a infância.
Convidada
Dra. Maria Amália Bragion Bicudo
CRO AP 1612
Especialista em Odontopediatria pela UNICASTELO – SP
Especialista em Endodontia pela APCD – SP
Graduada em Odontologia pela UNESP – SP
Residência em Odontologia para Bebês pela UEL (Universidade Estadual de Londrina – PR)
Professora de Odontopediatria e Clínica Infantil da Faculdade de Odontologia IMMES – AP