O que é o pré-natal odontológico?
Da mesma forma que acontece o pré-natal médico, também existe o pré natal odontológico. Mas não é mês a mês, a não ser que a gestante esteja tratando algo, quem define os retornos é o próprio dentista, mas via de regra o ideal são quatro consultas durante a assistência, uma antes de engravidar (planejamento), e uma a cada trimestre, para avaliação e controle de doenças bucais mesmo.
Qual a sua importância?
A boca é via de entrada de doenças, mas também de alimento e nutrientes para manter a gestante e o bebê, então é importante que essa passagem esteja limpa e bem cuidada. Ainda nas consultas do pré-natal, a gestante recebe orientações específicas para serem aplicadas após o nascimento do bebê. O melhor profissional para está tarefa é o ODONTOPEDIATRA.
Quais as principais patologias nos dentes das gestantes?
Existe o que chamamos de gengivite gravídica, porém não é a doença mais encontrada. Sabemos que ao engravidar a mulher sofre com enjoos, náuseas e o paladar muda para algumas coisas. Muitas enjoam de creme dental e vão pedir ajuda pra quem não entende de dentes, então além da gengivite gravídica que é de origem hormonal, podemos ter o aparecimento de cáries e tártaro. A evolução da gengivite chama periodontite, que já precisa ser tratada com periodontista. E esse tratamento passa a ser permanente, já que não tem cura apenas controle.
Como podemos atuar na prevenção das doenças bucais das gestantes?
A baixa qualidade de higiene, o excesso ou ausência alimentação, vômitos ou azia. Tudo isso interfere muito na boca e dentes, por isso a importância da prevenção desses fatores.
Quais as complicações mais frequentes?
As principais complicações são a indução de parto prematuro e dores de dente, que fazem com que a gestante fique desesperada atrás de serviço de urgência odontológica. Infelizmente em Macapá poucos dentistas recebem gestante de urgência, devido ser um atendimento bastante arriscado. O ideal mesmo é PREVENIR esse tipo de acontecimento.
Faça suas considerações finais.
O pré-natal odontológico, como o próprio nome diz, é um preparo, um planejamento para receber o tesouro mais precioso da vida de uma mulher e de sua família. E cuidar dos dentes é cuidar da saúde. A gestante precisa de atenção multidisciplinar com vários profissionais envolvidos como o médico obstetra, o nutricionista e educador físico. As vezes a mulher necessita de terapia psicológica, pois a saúde mental pode ser afetada pela grande mudança que acontece na sua vida e de sua família. Dentro dessa equipe multidisciplinar precisa ter o ODONTOPEDIATRA, pois é ele que vai cuidar e orientar aquela gestante pra que ela não tenha intercorrência bucal durante a gestação e o parto, além de ensiná-la a cuidar da boca do bebê. Não negligencie a importância do dentista na sua vida. Os demais profissionais de saúde não têm capacitação para o tratamento e prevenção das doenças bucais. Cada um no seu quadrado e trabalhando juntos em prol do mais importante: A saúde geral da gestante e do bebê. Agradecer mais essa oportunidade de poder falar sobre a odontologia nesse espaço que é tão bem frequentado e visualizado. Obrigada!!!
Convidada
Juliana Lopes
Cirurgiã Dentista. Odontopediatra, endodontista e cursando ortodontia.