Duas pessoas foram resgatadas após ondas de seis metros jogarem um iate a quase 322 quilômetros da costa leste da Austrália, enquanto eles navegavam em alta velocidade em direção à Nova Zelândia.
As autoridades foram alertadas pela primeira vez sobre o caso na tarde desta segunda-feira (2), quando acionaram um sinal de socorro, mas demorou horas até que os primeiros helicópteros de resgate localizassem a embarcação.
O iate de 20 metros, o Spirit of Mateship, perdeu energia e comunicações e estava sendo atingido por ventos de até 90 km/h, além das ondas de até seis metros de altura.
“[A tripulação do helicóptero] conseguiu sobrevoar o iate e se comunicar com via rádio, mas não conseguiu pegá-los”, disse Ben Flight, gerente de serviço no Centro de Resposta da Autoridade de Segurança Marítima da Austrália.
Outra tentativa de resgate foi posteriormente abandonada devido ao mar agitado, forçando as duas pessoas – um homem de 60 anos e uma mulher de 48 anos – a passar o que Flight descreveu como uma noite “horrível” no mar.
“Eles não estavam feridos, mas a embarcação sofreu um problema mecânico de algum tipo, e eles não conseguiam dirigir, e não conseguiam navegar sozinhos pela água, então estavam à deriva, e estavam entrando água também. Então, eles estavam em uma situação bem séria”, disse Flight.
“Eles estavam meio que à mercê dos elementos. Eles estariam se movendo de forma bastante desconfortável. Estaria particularmente ventoso, barulhento, provavelmente bem molhado também.”
Com informações da CNN