O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) aponta um fim de semana marcado por chuvas isoladas em todo o estado, com temperatura média em torno de 27º C. A Região Metropolitana de Macapá e comunidades próximas ao Rio Amazonas estão suscetíveis a chuvas intensas acompanhadas de ventos fortes, com acumulados que podem chegar até 27 mm.
De acordo com o gerente do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa, Jefferson Vilhena, a partir de sábado, 17, a dinâmica das chuvas na capital será de forma isolada: enquanto em um bairro da Zona Sul de Macapá pode estar chovendo, na Zona Norte ou no Centro o céu pode estar limpo, sem nuvens ou precipitações. A previsão é que de domingo, 18, em diante o tempo comece a abrir, com mais incidência do sol e menos nuvens.
“Essa configuração deve perdurar por uns três a cinco dias, tanto aqui na capital quanto nos interiores”, explica Vilhena.
Nível da maré
Há a possibilidade das chuvas acontecerem simultaneamente com a alta da maré durante o fenômeno do Equinócio. A previsão é que o pico mais alto atinja 2,7 metros de altura no Porto de Santana, servindo de referência para os outros pontos fluviais. Confira a previsão do tempo detalhada para o fim de semana:
Sábado, 17
- Acumulado de chuva: até 9mm
- Temperatura média: 27°C
- Umidade: entre 65 e 95%
- Velocidade do vento: 28km/h
Domingo, 18
- Acumulado de chuva: até 7mm
- Temperatura média: 28°C
- Umidade: entre 55% e 95%
- Velocidade do vento: 33,6 km/h