Seguem disponíveis até o dia 17 de março as inscrições para a 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A tradicional prova é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e tem o objetivo de incentivar a pesquisa científica e estimular o estudo da disciplina nas escolas de todo o Brasil.
Em todo Amapá, mais de 100 mil estudantes estão aptos a realizarem a avaliação. Podem se inscrever na Obmep escolas de todo o país, desde que ofertem as séries do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Instituições particulares também estão aptas.
As unidades de ensino devem efetuar inscrição no exame no link http://www.obmep.org.br/
Como funciona a Obmep?
As escolas interessadas devem preencher a ficha disponível no site da Obmep, informar o código MEC/INEP e criar uma senha. No regulamento, os gestores das escolas irão encontrar as informações completas.
A olimpíada ocorre em duas fases, A 1ª é uma prova objetiva com 20 questões, os classificados nesta etapa estão aptos para a prova dissertativa, composta por 6 questões. Os exames acontecem, respectivamente, em 30 de maio e 7 de outubro.
As avaliações são divididas de acordo com as séries dos alunos: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).
O resultado da 1ª etapa estará disponível em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
Em todo Brasil, cerca de 18 milhões de estudantes da rede pública podem fazer a prova.
Com informações Ascom/Gea

