Um homem condenado por assassinar um casal no noroeste do Afeganistão, incluindo uma mulher grávida, foi executado publicamente em um estádio esportivo na cidade de Qala-i-Naw, capital da província de Badghis, por um pai das vítimas, nesta quinta-feira (16/10).
A execução foi autorizada com base no sistema da ordem de qisas, conhecido como “olho por olho”, uma lei islâmica que permite a retaliação em casos de assassinato ou agressão grave.
O homem condenado, identificado como Ismail, atirou e matou um casal, Dost Mohammad e Gulbarga, sendo que a mulher estava grávida.
Segundo a mídia do Afeganistão, a execução também foi autorizada pelo Talibã, que controla boa parte do país.
Perdão
O caso passou por três tribunais administrados pelo Talibã e foi revisado pelo líder supremo do grupo, Hibatullah Akhundzada, antes de ser aprovado.
Os familiares das vítimas foram informados de que poderiam perdoar o agressor, mas recusaram, e, então, a ordem de qisas foi executada.
O homem foi executado diante de milhares de pessoas em um estádio esportivo. Segundo o Talibã, a execução ocorreu em conformidade com a lei islâmica.
Fonte: Metrópoles