Um avião da United Airlines bateu contra um drone a cerca de 1.000 metros de altitude nesta quarta-feira (29/4) nos Estados Unidos. Apesar do incidente, a aeronave não sofreu danos e pode pousar normalmente.
O episódio foi relatado pelo piloto do voo United 1980, que saiu de São Francisco, com destino a São Diego, na Califórnia. “Nós batemos contra um drone a cerca… a cerca de 3.000 pés (914 metros)”, disse o piloto para a torre de controle. “Era vermelho… era brilhante”, descreveu ao ser questionado sobre como era o drone.
Nos Estados Unidos, a Administração Federal de Aviação (FAA) proíbe voos de drones não autorizados acima de 120 metros (400 pés). A mesma altitude é a máxima permitida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no Brasil. Em ambos os países, também não é permitido administrar drones próximo à área de aeroportos.
A FAA disse que nenhum outro piloto relatou ter visto o drone. “Ao se aproximar do Aeroporto Internacional de San Diego a cerca de 1.200 metros de altitude, a tripulação do voo 1980 da United Airlines informou ao controle de tráfego aéreo que acreditava ter visto um drone a 300 metros abaixo deles. O controle de tráfego aéreo alertou outros pilotos, mas não recebeu nenhum outro relato de avistamento de drone.”
Em nota, a United Airlines confirmou o incidente e disse que não houve danos à aeronave.
“O voo 1980 da United relatou uma possível colisão com drone pouco antes de chegar a San Diego. O voo pousou em segurança e os passageiros desembarcaram normalmente no portão de embarque. Nossa equipe de manutenção não encontrou nenhum dano após inspecionar minuciosamente a aeronave”, disse.
Fonte: Metrópoles

