Autoridades federais da aviação civil dos Estados Unidos informaram que os pneus de um voo da LATAM Airlines procedente de Lima, no Peru, estouraram momentos após o pouso no Aeroporto Internacional Hartsfield-Jackson de Atlanta na noite de terça-feira (6), provocando uma resposta de emergência e atrasos temporários na pista.
Testemunhas disseram que o avião tocou a pista com força extrema, em um evento chamado na aviação de “pouso duro”. Entre os motivos para esse tipo de ocorrência, pode estar uma mudança repentina na direção ou velocidade do vento.
Segundo a FAA, a aeronave, modelo Boeing 767-300ER, matrícula CC-CXF, tinha acabado de chegar de Lima, no Peru, quando vários pneus estouraram após o pouso. Apesar do estouro do pneu, o avião pousou em segurança, parou de forma controlada e ninguém ficou ferido.
O Departamento de Bombeiros de Atlanta confirmou que equipes foram acionadas para a pista devido ao que foi inicialmente relatado como “pneus furados em uma aeronave”. Imagens do local mostram passageiros desembarcando do avião diretamente na pista, enquanto mecânicos trabalhavam sob a aeronave para inspecionar e estabilizar o trem de pouso danificado.
As operações aeroportuárias prosseguiram com interrupções mínimas, embora partes da pista tenham sido brevemente isoladas por questões de segurança.
Fonte: R7

