A Tesla, fabricante de carros elétricos comandada pelo bilionário Elon Musk, registrou uma forte queda em seus lucros no segundo trimestre deste ano, de acordo com dados divulgados pela própria companhia nessa quarta-feira (23/7).
O que aconteceu
- Segundo a empresa, a queda nos lucros foi de 16% no período. O resultado veio abaixo das estimativas de analistas do mercado.
- Ainda de acordo com o balanço financeiro da Tesla, a receita da companhia recuou 12%, para US$ 22,5 bilhões – o maior tombo em uma década.
- A companhia reportou forte redução nas entregas de veículos, além na queda da receita com créditos regulatórios e no preço médio da venda de carros.
- Após a divulgação dos resultados do segundo trimestre, as ações da Tesla recuaram cerca de 5% nas negociações de pós-mercado nos Estados Unidos.
- Desde dezembro do ano passado, as perdas já ultrapassam 30%.
Rompimento com Trump
No início do mês, Elon Musk anunciou a criação de um novo partido político nos EUA. “Hoje, o Partido América foi criado para devolver sua liberdade”, disse o dono da Tesla, do X (antigo Twitter) e da SpaceX.
Musk explicou que a criação do partido foi uma “demanda social” e aproveitou para criticar o presidente dos EUA, Donald Trump, seu antigo aliado, ao citar temas como “desperdício e corrupção” e “falência”.
“Por uma proporção de 2 para 1, você quer um novo partido político e você o terá! Quando se trata de levar nosso país à falência, com desperdício e corrupção, vivemos em um sistema de partido único, não em uma democracia”, escreveu o bilionário.
A citação de falência feita por Musk é uma referência direta ao megaprojeto de Trump que aumenta despesas e reduz impostos nos EUA. O texto aprovado pelo Congresso deve incrementar a dívida pública norte-americana em US$ 3,3 trilhões.
Em resposta, Trump disse que Musk está “fora dos trilhos” e criticou a ideia do dono da Tesla de criar um terceiro partido nos EUA, o que, segundo o líder norte-americano, resultaria em “disrupção e caos completos e totais”.
“Estou triste ao ver Elon Musk sair completamente dos trilhos, basicamente se tornando um desastre nas últimas cinco semanas. A única coisa para a qual os terceiros partidos servem é para criar desordem e caos completos e totais”, escreveu o presidente dos EUA.
Recentemente, Elon Musk deixou o cargo de chefe do Departamento de Eficiência Governamental (Doge) no governo Trump, com quem acabou se desentendendo e trocando farpas publicamente.
Fonte: Metrópoles