O governo de Donald Trump está discutindo “ativamente” a possível compra da Groenlândia, afirmou a secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (7).
Ela reforçou que Trump prioriza uma solução diplomática, mas mantém opções em aberto.Play Video
A Groenlândia ganhou destaque nas manchetes internacionais após a captura de Nicolás Maduro pelos EUA, com Trump renovando seu interesse em obter a ilha ártica.
Autoridades americanas têm afirmado diversas vezes que o território é imperativo para a segurança nacional do país.
Segundo Leavitt, a aquisição da Groenlândia é “algo que está sendo ativamente discutido pelo presidente e sua equipe de segurança nacional”, descrevendo a ilha como “vantajosa para a segurança nacional dos Estados Unidos”.
Ela ainda destacou que Trump “considera do melhor interesse dos Estados Unidos deter a agressão russa e chinesa na região do Ártico, e é por isso que sua equipe está discutindo como seria uma possível compra”.
Leavitt também foi questionada sobre o motivo pelo qual Trump não descartou uma ação militar para assumir o controle da Groenlândia, uma possibilidade que provocou forte reação da Dinamarca e de outros aliados da Otan, a aliança militar ocidental.
“Todas as opções estão sempre sobre a mesa para o presidente Trump, enquanto ele avalia o que é melhor para os Estados Unidos, mas direi apenas que a primeira opção do presidente sempre foi a diplomacia”, disse ela.
Fonte: CNN

